Reunião discute sobre atendimento a denúncias de maus tratos aos animais

por Assessoria de Comunicação publicado 09/02/2021 17h55, última modificação 10/02/2021 17h48

Na tarde da segunda-feira, 08/02, aconteceu uma Reunião no Plenário da Câmara que discutiu a falta de atendimento perante aos maus tratos com os animais de Viçosa. A reunião, proposta pela vereadora Marly Januário (PSC), trouxe inúmeras ideias do que pode ser feito para a resolução desse problema.

Estiveram presentes autoridades para discutir sobre o assunto, que segundo a Vereadora Marly ‘’o que motivou a reunião é o fato de não estar tendo órgão responsável que atenda as denúncias dos protetores de animais.’’ A ocorrência da reunião buscou discutir alguns pontos que precisam ser trabalhados até que o Centro de Zoonoses fique pronto. Para o Comandante do 3º pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Viçosa, Daniel William Simião, ‘’não  basta somente ter o Centro de Zoonoses, não é a solução, mas vai ajudar muito’’.

Para o 3º Sargento da Polícia Militar de Meio Ambiente, Eden Medeiros ‘’chega muitas denúncias de maus tratos aos animais para nós da Polícia Ambiental, por meio da ouvidoria. É feito um relatório, em que nós pegamos e avaliamos o local e tomamos uma atitude. Mas infelizmente, por muitas vezes, o animal acaba ficando com a pessoa que o maltratou, porque não tem outro lugar para deixá-lo. Nós somos 5 militares em serviço e infelizmente esbarramos na falta de recursos.’’

Foi sugerido pelo Comandante da Polícia Militar Independente de Viçosa, Gladson Píramo, que seja feito uma força tarefa para tornar essas denúncias mais eficazes, segundo ele ''podemos tirar um dia da semana para acatar essas denúncias de maus tratos, em conjunto com a Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros. Tem que ser feito um planejamento prévio, com dia e horário pré-definidos''.

Além dos representantes mencionados acima, estiveram na reunião o Delegado Regional José Donizetti Teixeira, o Ouvidor Geral da Prefeitura de Viçosa José Américo Lopes, além do Presidente e da Vice-Presidente da Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (Sovipa), respectivamente Edison Carocci e Flávia da Costa. Para Edison, ‘’a reunião foi boa, deu pra ter ideias ótimas''.

Além da Vereadora Marly, os vereadores Bartomélio Martins (PT), Cristiano Gonçalves (Solidariedade), Daniel Cabral (PCdoB), Edenilson Oliveira (PSD), Presidente da Casa, Gilberto Brandão (Avante), Jamille Gomes (PT), Marco Cardoso (PSDB) e Marcos Fialho (DEM) também marcaram presença na reunião.

Na 2ª reunião Ordinária da Câmara Municipal de Viçosa, que ocorreu na terça-feira dia 09/02, Marly comentou de forma positiva sobre a discussão do dia anterior e enfatizou para a população que ''é muito importante fazerem as denúncias de maus tratos, elas não estão sendo em vão. Eu peço para quem presenciar maus tratos aos animais que denuncie através da Ouvidoria''.

*texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi