Presidente apresenta a coordenação da Escola do Legislativo

por Assessoria de Comunicação publicado 03/03/2021 14h55, última modificação 03/03/2021 15h26
“A Escola do Legislativo (da Câmara de Viçosa) é um trabalho essencial para o funcionamento da Casa", afirmou o Presidente, o Vereador Edenilson Oliveira (PSD) ao apresentar a coordenação da Escola aos parlamentares na reunião Ordinária da terça-feira (02/03). Na ocasião, o presidente ainda ressaltou a retomada do Projeto Parlamento Jovem de Minas 2021 "é com satisfação que retomamos o PJ, e já adianto que o tema deste ano será o mesmo de 2020: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Vamos ter muito o que discutir pela relevância do assunto". Como coordenadores foram nomeados pelas Portarias nºs 014 e 015/2021, os vereadores Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Coordenador Geral da Escola do Legislativo, e Sérgio Marota (PSL), Coordenador Técnico, e a Professora Patrícia Gomes, assume a coordenação pedagógica.


O Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Vereador Bartomélio, convidado pelo Presidente Edenilson, continuou explicando que “a Escola tem por primórdio desenvolver e propor à sociedade aquilo que entendemos como política”. Ele ainda salientou que “é uma honra estar hoje na Coordenação de uma Escola tão importante aqui para esta Casa, porque nós entendemos que é um grande passo para que a Câmara tenha sua compreensão pela população”. Por fim, Bartomélio ainda reforçou a importância da participação de todos os vereadores no desenvolvimento de projetos para a Escola e ressaltou que fica muito honrado em trabalhar ao lado do Vereador Sérgio e da Coordenadora Patrícia. 

O Coordenador Técnico, Vereador Sérgio Marota, também convidado pelo Presidente Edenilson, enfatizou que “é uma honra participar desse incrível 'projeto' da Câmara Municipal que é a Escola do Legislativo. Vai ser um prazer para mim trabalhar com o Professor Bartô e a Patrícia”. Sérgio ainda disse da importância do tema do Projeto Parlamento Jovem 'Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável' “cada ano que se passa esse assunto é pauta de diversos encontros de líderes mundiais, preocupados com essas mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, com as coletas seletivas e com o saneamento básico”. 

Por fim, a Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Patrícia Gomes, relatou que “é com muito prazer que assumo esse espaço aqui na Casa, com o objetivo de aproximar o Legislativo da população, principalmente dos mais jovens”. Segundo Patrícia, a Escola trabalha com outros projetos como 'Câmara Visita' e o 'Parlamento do Idoso', além do Programa Marcelo Andrade que estão suspensos, devido à pandemia. Ela ainda reforçou que o papel da Escola é abrir o espaço para que a Casa interaja de forma mais direta com os cidadãos de Viçosa. A Coordenadora Patrícia lembrou também que "o Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e da PUC Minas, e esta é a 11ª edição em Viçosa", e convidou os jovens do ensino médio a participar do PJ 2021. 


* texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi