Decreto Legislativo confere homenagens às Mulheres

por Assessoria de Comunicação publicado 13/05/2021 08h12, última modificação 13/05/2021 08h12

Por intermédio do Decreto Legislativo nº 001/2021 aconteceu, na reunião Ordinária da terça-feira (11), uma homenagem com entrega de medalha e buquê às mulheres indicadas pelos vereadores em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. Devido às medidas restritivas impostas à época, em virtude da “Onda Roxa” do Plano Minas Consciente, a homenagem só aconteceu na Ordinária desta terça. Por determinação da Casa, a cada reunião Ordinária cinco mulheres serão homenageadas.

Seguindo a ordem da Mesa Diretora, o primeiro a prestar a homenagem foi o Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD). A escolhida foi Marinete Maria Modesto da Silva, e em justificava o parlamentar salientou que ‘’a Marinete com gargalhadas conquista todo mundo. Ela carrega a representatividade de uma mulher guerreira, honesta e simples que ajuda muito a comunidade de São José do Triunfo, onde ela trabalha na escola que lá fica localizada. Com o Projeto ‘’Ajude-nos a ajudar’’ ela está sempre na linha de frente, mas às vezes não aparecendo e trabalhando muito no anonimato, por isso hoje a escolhi para ser mostrada e homenageada como merece’’.

O Vice-Presidente, Vereador Rafael Magalhães (Rafael Filho do Zeca do Bar) (PSDB), conferiu homenagem a Ana Maria Santos Inácio, que esteve representada pela sua filha, Denise Aparecida Inácio. Justificando sua escolha, Rafael comentou que ‘’a Ana é um exemplo de vida que representa a força da mulher na sociedade, de uma pessoa guerreira e corajosa. Ela não se diminuiu e assumiu os dois grandes papéis da vida, sendo mãe e pai, uma vez que ficou viúva muito cedo. Além do mais, ela é uma das moradoras mais antigas em um dos maiores bairros de Viçosa, o Bom Jesus, e por isso tudo ela merece nossa homenagem não só hoje, mas por toda a vida’’.

A Secretária da Mesa, Vereadora Marly Januário (PSC), homenageou Célia Campos Alves e justificou a ação dizendo que ‘’não dá para falar de Celinha sem falar de amor. Uma pessoa que sai todos os dias de sua casa às 5 horas da manhã para alimentar mais de 70 animais que vivem nas ruas. Os suprimentos vêm de poucas doações, a maioria do seu próprio bolso. Ela trabalha o dia inteiro e quando fecha a loja ela sai novamente peregrinando pela cidade atrás dos cães abandonados, principalmente na UFV. Me orgulho muito de poder nesta oportunidade estar homenageando a Celinha’’.

A Vereadora Jamille Gomes (PT), 2ª Secretária da Mesa, dedicou sua homenagem à Elisabeth Maria Cardoso. ‘’Não tinha como a Bete passar despercebido na luta pela agroecologia e pela sociedade do Bem Viver. Ela tem uma trajetória brilhante no empoderamento das mulheres agricultoras e é muito gratificante para eu estar homenageando-a. A Bete é uma pessoa maravilhosa que está na luta contra o racismo, machismo e por uma sociedade mais justa e igualitária’’, disse Jamille.

Por fim, o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) prestou elogios a sua homenageada, Carla Valéria Rosa. Para Bartomélio, ‘’falar da Carla gera uma emoção, porque fico muito feliz de estar convidando para essa homenagem uma mulher preta da comunidade Carlos Dias (Rebenta Rabicho). Cito honrosamente a Associação Carla Rosa que tem o prestígio de contemplar várias crianças. É uma honra em saber que ela está representando cada mulher desta cidade de Viçosa, uma mãe solo que com toda a história de vida se torna um exemplo para todos nós’’.

foto-site.jpeg

* texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi