Vacinação dos Agentes de Limpeza é pauta da Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 09/06/2021 14h01, última modificação 09/06/2021 14h01

A reivindicação pela prioridade da vacinação dos Agentes de Limpeza de Viçosa foi pautada na reunião Ordinária da terça-feira (09). A questão foi levantada pelo cidadão Fabrício Alexandre da Cunha, que representou a classe no uso da Tribuna e manifestou os motivos pelos quais os garis precisam ser vacinados com urgência. Na oportunidade, os parlamentares se solidarizaram com a fala do cidadão e demonstraram apoio à causa. 

Abrindo a Tribuna Livre, Fabrício iniciou dizendo que “a categoria dos Agentes de Limpeza está sendo esquecida pelo Ministério da Saúde com relação à prioridade de vacinação”. Dando continuidade, o cidadão ainda expôs os riscos que essa classe está correndo diariamente ao lidar com o lixo contaminado. “O manejo de lixo contaminado é inevitável e tem que ser feito. As roupas dos agentes de limpeza não são tão adequadas como as dos agentes de saúde. Quando esses agentes levam suas roupas para higienizar em casa, eles ainda colocam a vida das suas famílias em risco.  As luvas também não são recicladas e a jornada de trabalho é intensa”. 

Fabrício ainda complementou que mesmo com todo cuidado da população e dos hospitais de Viçosa, o risco ainda é iminente. “O vírus é transmitido pelo ar e uma vez que o lixo é prensado no caminhão, a sacola contaminada  pode arrebentar e propagar esse vírus. O agente de limpeza já está perdendo com hora extra e no caso de ser contaminado ainda perde sua insalubridade”. 

O Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), parabenizou o cidadão pela sua manifestação e salientou, “peço à Comissão de Saúde e Assistência Social, juntamente à Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública, que dialoguem e tomem as providências necessárias para que o assunto chegue ao Executivo e seja feita uma força-tarefa para incluirmos os agentes de limpeza na prioridade da vacinação”. 

Na oportunidade, o Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Vereador Robson Souza (Cidadania), ressaltou que “já foi feita por mim uma indicação à Secretaria de Saúde para que coloque os agentes de limpeza na prioridade da vacinação e outros vereadores também já solicitaram. É um absurdo que até hoje esses trabalhadores não tenham essa prioridade e fica aqui a minha indignação”. 

O Presidente da Comissão de Saúde, Vereador Sérgio Marota (PSL),  pediu o apoio de todos os vereadores para que assinem a Indicação n°315/2021, que solicita a inclusão dos agentes de limpeza pública em grupo prioritário para recebimento da vacina contra a Covid-19, independentemente da idade ou da existência de comorbidades. “Nós não temos um manual de instrução para combater a Covid-19 e isso foi mais um erro do Ministério da Saúde que desenvolveu esse plano normativo de vacinação”. 

O Vereador Daniel Cabral (PCdoB) apresentou a Indicação nº 309/2021 solicitando que sejam encaminhados esclarecimentos quanto ao corte de horas extras dos servidores do SAAE. “Na minha conversa com a Secretária de Saúde do Estado, ela relatou que muitos municípios estão vacinando professores ou outros grupos antes porque vem por estimativa, então eventualmente sobra algumas doses de determinados públicos e podemos articular isso. Então o Legislativo pode atuar pressionando mesmo para que seja realizada a vacinação dessa classe”. 

No decorrer da reunião, todos os parlamentares comentaram sobre o assunto e demonstraram apoio à causa, reforçando a importância de que os Agentes de Limpeza sejam incluídos no grupo prioritário da vacinação. 

*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi