Vereadores discutem sobre redução no pagamento de diárias

por Assessoria de Comunicação publicado 02/06/2021 16h15, última modificação 02/06/2021 16h29

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (01), houveram discussões sobre uma proposta de alteração no pagamento das diárias dos vereadores da Casa Legislativa. O Vereador Marcos Fialho (DEM) demonstrou que por intermédio de um Projeto de Resolução pretende alterar o anexo I da Resolução nº 001, de 25 de fevereiro de 2015, que dispõe sobre o pagamento de diárias. O documento será protocolado na Casa e pode ter leitura de parecer na reunião da próxima semana.

Em sua fala, o Vereador Marcos Fialho explicou que com a proposta ‘’pretendemos a readequação dos valores de diárias praticadas atualmente pela Câmara Municipal de Viçosa, adequando-os à realidade de nossa cidade. Temos visto nas últimas legislaturas gastos absurdos com diárias, que não se justificam diante de uma realidade tão pobre de nossa cidade. Desta forma, propomos a redução pela metade dos valores pagos aos vereadores, bem como a redução das diárias dos servidores também à metade, além de igualar as diárias dos motoristas aos valores dos servidores’’.

O Vereador Marco Cardoso, explicou que ‘’estamos há algumas semanas em reuniões para podermos trazer essa proposta à reunião. Muitas vezes o recurso pode estar sendo gasto de uma maneira indevida. Hoje, temos nesta Casa uma diária para ir à cidade de Belo Horizonte no valor de R$ 657,00 e para ir em Brasília no valor de 931 reais. Fizemos algumas pesquisas e achamos que os valores são exorbitantes. Temos o direito de viajar e correr atrás de recursos, mas com valores bem menores podemos continuar realizando isso’’.

O Vereador Rogério Fontes (PSL) demonstrou apoio ao projeto, onde também participou das reuniões de discussão do mesmo, e disse que ‘’cortar custos nesse momento difícil que estamos vivendo seria o ideal, por isso existe essa proposta de redução de 50% da diária e esperamos que possamos fazer uma situação diferente por essa Casa.  Mesmo antes de me tornar um vereador, sempre achei o valor muito alto e hoje vejo que uma viagem a Belo Horizonte com todos os gastos não passa nem perto disso. Espero o apoio dos demais parlamentares para dar uma resposta para a população de que essa Casa realmente mudou’’.

Outros parlamentares se colocaram contrários à ideia, como é o caso do Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD). Para o vereador, ‘’quando buscamos uma emenda parlamentar ou vamos atrás dos nossos trabalhos, precisamos de um recurso para ter o desenvolvimento da cidade.  Nós precisamos pensar nossas ações aqui antes de pensar as nossas ações políticas. Penso que fazer os gastos do outro o seu é inoportuno. Com a metade do valor da diária talvez não dê para o vereador cumprir com as suas necessidades’’.

O Vereador Gilberto Brandão (Avante) também manifestou sua opinião contrária, mostrando que ‘’quando os vereadores viajam está sendo buscado recurso para a cidade, o que não significa que estou indo contra a quem é assalariado por exemplo. As viagens tem uma proposta de buscar a melhoria para a cidade e para poder também se aperfeiçoar e atender a população adequadamente’’.

Por fim, a Vereadora Vanja Honorina (PSD), durante sua fala no Grande Expediente, citou uma última viagem que fez à capital mineira que segundo ela ‘’foi usado a diária a que eu tenho direito e posso dizer que o valor foi muito bem gasto, onde consegui uma emenda parlamentar que foi destinada ao Município, além de ter tido a oportunidade de fazer um curso para meu aperfeiçoamento enquanto parlamentar’’.

* texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi