Vereadores recebem esclarecimentos da Secretária de Assistência Social

por Assessoria de Comunicação publicado 17/06/2021 12h15, última modificação 17/06/2021 13h28

A convite do Vereador Gilberto Brandão (Avante), por intermédio do Requerimento nº 025/2021, a Secretária Municipal de Assistência Social, Vera Saraiva, esteve como convidada da reunião Ordinária da terça-feira (15) para prestar esclarecimentos a respeito dos trabalhos atuais e os planejamentos da secretaria, especialmente neste período de pandemia. Em justificativa, o Vereador Gilberto salientou que “eu vejo a assistência social com uma importância muito grande e com profissionais que executam um excelente trabalho, ainda mais em plena pandemia em que muitas pessoas estão desempregadas e passando por necessidade. Desejo que a Secretária Vera continue tendo muita sabedoria para executar os trabalhos da melhor forma possível, uma vez que a assistência social é muito sobrecarregada e acaba tendo muita demanda’’.

Vera deu início à sua fala explicando um pouco sobre a Secretaria de Assistência Social e a falta de recursos da mesma. ‘’Depois que se chega à assistência social é impossível não se apaixonar, é sabido que se tivesse mais recurso faríamos muito mais, mas acaba sendo muito limitado’’, disse. Sobre alguns departamentos da secretaria, ela salientou que ‘’existe o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Norte e o CRAS Sul, onde cada um tem dois psicólogos e assistentes sociais; o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que atende pessoas dependentes de álcool e droga e suas famílias; e vamos reativar a 'República', que com a pandemia foi desativada, mas que atende pessoas que estão sem moradia temporária’’.

O Vereador Sérgio Marota (PSL) questionou a secretária quais as maiores necessidades da assistência social atualmente para que os mesmos possam procurar emendas parlamentares para ajudar. Vera respondeu que ‘’nós temos duas áreas que estamos precisando de recursos mais urgentes. Uma é no oferecimento de cursos, estamos na expectativa que no segundo semestre a gente comece a dar curso, porque para melhorar a qualidade de vida não adianta você ficar somente fornecendo certos benefícios, pois a pessoa se acomoda. A outra necessidade seria material de construção, existem muitas casas que precisam de reforma. O atual orçamento não tem recursos para habitação, nós conseguimos algumas benfeitorias através da Secretaria de Obras, mas a mesma também não tem orçamento para ficar fornecendo material de construção’’.

A Vereadora Jamille Gomes (PT) buscou esclarecimentos sobre o benefício da Bolsa Família. Segundo a parlamentar, ‘’hoje no Município são 3.248 famílias que recebem a Bolsa Família e desse total 2.556 são famílias que possuem crianças e adolescentes até 16 anos. Meu questionamento é como tem sido essa demanda por programa de transferência de renda, especificamente o bolsa família, e se esse benefício acumula com outros programas’’. A Secretária de Assistência Social respondeu que ‘’as famílias que recebem a Bolsa Família são extremamente carentes e um dado alarmante é que ultimamente não está sendo aceito o cadastro de novas famílias, isso é um absurdo ainda mais agora na pandemia que a pobreza aumentou muito. Quem tem a Bolsa Família não tem problema ter outro benefício da secretaria, mas esses podem ser apenas um, exceto cesta básica e auxílio funeral. Por exemplo, quem tem o auxílio bolsa trabalho não pode ter auxílio moradia, nós infelizmente temos que dividir isso por falta de recursos’’.

Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) disse que ‘’muitas vezes nós vereadores somos interpelados e até vem ao nosso gabinete algumas pessoas procurando exatamente algum tipo de ajuda. Gostaria que fosse explicado qual é o procedimento se alguém estiver precisando de alguma assistência e qualquer ajuda, como é feito esse processo’’. Vera explicou que ‘’de preferência o mais correto é a pessoa procurar o CRAS, uma vez que todas as pessoas têm direito a um e é feito o acompanhamento da família, e não só concedido o benefício. O CRAS Sul fica localizado no Bairro de Fátima e o Norte fica na Rua Santana. Mas, aquelas pessoas que vão direto à secretaria também são atendidas, nós não negamos atendimento. A partir das 7 horas da manhã até às 17 horas, estamos atendendo’’.

Na oportunidade, os parlamentares Daniel Cabral (PCdoB), João Januário (Cidadania), Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), Marly Coelho (PSC), Robson Souza (Cidadania), Rogério Fontes (PSL), Vanja Honorina (PSD) agradeceram pela presença da secretária e explanaram seus questionamentos e sugestões.

* texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi