Vereadores se solidarizam às 500 mil vítimas da Covid-19

por Assessoria de Comunicação publicado 23/06/2021 13h55, última modificação 23/06/2021 13h55

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (22/06), os parlamentares se solidarizaram em respeito às mais de 500 mil vítimas da Covid-19 no Brasil. Ainda no Pequeno Expediente, o Vereador Daniel Cabral (PCdoB) pediu um minuto de silêncio pelo meio milhão de vidas ceifadas pela pandemia. Ao longo da reunião, os vereadores apresentaram indicações sobre o assunto, comentaram sobre vacinação, saúde e reforçaram o pedido para que a população continue se cuidando. 

O Vereador Daniel abriu a discussão dizendo que “desde o começo do mandato estamos correndo atrás das vacinas e auxiliando o Executivo nessa questão da pandemia. Temos lutado pela vacinação dos profissionais de saúde que travou na casa de 35 anos e tivemos a grata notícia de que o Município recebeu 420 doses essa semana para vacinar esses profissionais. Tem mais doses chegando e Minas Gerais recebeu quase 1 milhão de doses”. O vereador ainda disse que “para esclarecer as dúvidas da população, convoquei o Secretário de Saúde, Júlio Cotta, e o responsável pela Regional de Ponte Nova para estarem nesta Casa na semana que vem”. 

O Vereador Gilberto Brandão (Avante) questionou o Executivo sobre o funcionamento dos Programas de Saúde da Família (PSFs). “Esses PSFs não estão funcionando de acordo para atender a população, especialmente no Bairro Nova Viçosa e no Bairro Bom Jesus. A demanda é muito grande e está tendo um descaso imenso com os usuários”. O vereador ainda lamentou a perda de um amigo, mais uma vítima da Covid-19, e disse que “fica triste porque as pessoas não estão preocupadas com essa questão”. 

A Vereadora Jamille Gomes (PT) também se solidarizou com os familiares e amigos das vítimas da Covid-19. “É uma marca muito triste, porque é uma doença para a qual já existe vacina e um País que tem uma potencialidade enorme”. Além disso, complementando a fala do colega Gilberto, a vereadora solicitou que o Executivo tenha um olhar mais cuidadoso para com a Atenção Primária, para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e para os Agentes de Família. No Grande Expediente, Jamille também apresentou a Indicação nº 354/2021, solicitando a inclusão das lactantes de até seis meses no grupo prioritário para a vacinação.  

O Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) questionou sobre a questão da ambulância que presta serviço ao Município. “Mais uma vez um paciente precisou ser transferido, em estado grave da Covid, e a ambulância não tinha médico. Essa situação está ficando insuportável no nosso Município e já reuni com o Prefeito Raimundo, que vai notificar a empresa, mas precisamos ir mais a fundo”. O vereador ainda demonstrou preocupação diante da limitação de leitos nos hospitais. 

O Vereador Rogério Fontes (Tistu) (PSL) reforçou a indicação que já fez para que os Agentes de Limpeza tenham prioridade na vacinação. Além disso, apresentou a Indicação nº 358/2021, solicitando ao Prefeito Municipal que avalie, junto aos seus órgãos técnicos, a retirada da adesão do Município de Viçosa do Plano Minas Consciente do Governo Estadual, visto que “os comerciantes não podem continuar pagando a conta das festas clandestinas que acontecem no Município”. 

O Vereador Sérgio Marota (PSL) complementou a fala do colega Marcão, demonstrando sua indignação com o serviço que não está sendo prestado pela empresa de ambulância do Município e concorda que a Casa Legislativa faça uma denúncia. O vereador ainda manifestou contra as festas clandestinas que vêm acontecendo e reforçou o pedido à população para que continue se prevenindo. 

O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) também prestou solidariedade às 500 mil vítimas da Covid-19 e salientou sobre a solicitação dos atendentes das agências bancárias de Viçosa pela prioridade da vacinação e também dos atendentes dos supermercados.  

*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi