Promotor faz esclarecimentos sobre a Vacinação aos Vereadores

por Assessoria de Comunicação publicado 08/07/2021 13h57, última modificação 08/07/2021 13h57

Na quarta-feira (07), aconteceu uma reunião no Plenário da Câmara Municipal, solicitada pelo Promotor de Justiça Luís Cláudio Fonseca Magalhães para esclarecer, junto aos vereadores, a questão da vacinação contra a covid-19 em Viçosa. Estiveram presentes o Presidente da Casa, Edenilson Oliveira (PSD), os parlamentares Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade), Daniel Cabral (PCdoB), Jamile Gomes (PT), Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), Marly Coelho (PSC), Rogério Fontes (Tistu) (PSL), Vanja Honorina (PSD), além do Advogado da Casa, Randolpho Martino.

Em sua fala, o promotor de justiça, que acompanha com muita proximidade o processo de imunização do coronavírus em Viçosa, esclareceu que o objetivo do encontro é ‘’para esclarecer alguns pontos em relação à vacinação no Município’’. Ao adentrar nesse ponto, Luís Cláudio contextualizou a situação de Viçosa, desde a entrada no Plano Estadual do Minas Consciente, na gestão passada, até o início da vacinação na cidade, que ocorreu na atual gestão do Executivo. Para o promotor, ‘’uma questão recorrente que vem sendo muito solicitada pela população é no que diz respeito à mudança dos grupos prioritários para vacinação, mas, infelizmente os governadores e prefeitos não têm autonomia para isso, temos que seguir o plano de vacinação estabelecido pelo Governo Federal. As cobranças são pertinentes, a vacina é um direito de todos e é um anseio que estivessem todos vacinados, mas tem-se o conhecimento do atraso do governo nesse sentido’’.

O Presidente Edenilson disse que ‘’os vereadores têm colocado nas suas indicações encaminhadas à Secretaria de Saúde grupos que julgamos como prioritários, que estão na linha frente e merecem a vacina o quanto antes. Sendo assim, um grupo de parlamentares, ou até individualmente, assinam uma indicação colocando a justificativa para que algum grupo ou setor faça parte da prioridade. As críticas travadas na Câmara não são quanto ao setor de vacinação do município de Viçosa’’.

O Vereador Daniel Cabral expôs em sua fala que ‘’infelizmente está faltando uma comunicação mais clara por parte do Executivo, no sentido de informar melhor à população sobre decretos, vacinas e outros pontos que englobam o assunto. O papel da Câmara é cobrar e fiscalizar, nós não podemos executar nada, mas quando a Prefeitura não promove e leva conhecimento às pessoas, informando como deveria, nós estamos tendo que assumir esse papel de esclarecer diversas questões, principalmente através de nossas mídias sociais’’.

Rogério Fontes ressaltou que ‘’entende-se a pressão que o Município sofreu no ano passado para aderir ao Plano do Minas Consciente, mas não consigo enxergar como adesão é vantajosa atualmente. Existem diversos questionamentos quanto à situação dos comércios, que pelo plano estadual são obrigados a fecharem suas portas às 19 horas. Nós vereadores sofremos muita pressão e somos cobrados para dar uma resposta a população’’.

As vereadoras Jamile Gomes e Vanja Honorina, assim como os demais presentes, concordaram com as demandas e opiniões apresentadas.

*texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi