Parlamento Jovem Viçosa realiza primeiro encontro presencial

por Assessoria de Comunicação publicado 30/08/2021 14h10, última modificação 30/08/2021 15h52

Aconteceu na tarde da quinta-feira (26), o primeiro encontro presencial do Projeto Parlamento Jovem Viçosa (PJ), realizado no Plenário da Câmara Municipal. Cerca de 18 alunos, dos 90 inscritos, participaram representando os demais participantes da edição 2021. Isso aconteceu pois muitos dos alunos não estão em Viçosa durante a pandemia.

No primeiro momento da visita à Casa Legislativa, os alunos foram recepcionados pelo Presidente da Câmara, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), juntamente com o Coordenador Geral da Escola, Vereador Bartolomélio Martins (Professor Bartô) (PT), a Coordenadora Pedagógica, Patrícia Gomes, e a equipe da Escola do Legislativo.

Segundo o Coordenador Geral da Escola, Vereador Bartomélio “esse encontro é muito enriquecedor e esperamos muito para que fosse possível realizá-lo, sinto que finalmente podemos dar um gostinho de como o PJ realmente é. Gostaria de parabenizar todos vocês pela dedicação e pelo engajamento e dizer que fico muito feliz em recebê-los”.

Depois de vários encontros online, e de aprenderem sobre a Câmara na teoria, o principal objetivo da visita foi apresentar aos alunos os espaços físicos da Casa e o gabinete dos vereadores. Os alunos puderam também ocupar as cadeiras dos parlamentares no Plenário onde se apresentaram e expuseram suas ideias sobre o PJ e sobre o Legislativo Municipal.

Também foram feitas dinâmicas de apresentação para que os alunos pudessem se conhecer melhor. Uma delas representava a importância da criação de leis democráticas. Para Ana Flávia, estudante do Colégio Anglo “hoje no caminho perguntei a um homem onde ficava a Câmara e ele não soube me responder. Disse que era junto a Prefeitura. Por isso o PJ é importante, é uma oportunidade de se inserir e entender a política de um jeito fácil”.

Para o Presidente Edenilson “é uma alegria ter os jovens do Parlamento dentro do espaço da Câmara, eles representam o efetivo exercício da cidadania e a construção da democracia. O espaço é aberto a todo e qualquer segmento da sociedade e ter os jovens pensando no futuro é acreditar numa nova geração’’.

O projeto é uma iniciativa da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em parceria com as câmaras municipais de todo o Estado.

As escolas participantes do Município esse ano são: Colégio Anglo; Colégio de Aplicação COLUNI - Universidade Federal de Viçosa; Colégio Equipe; Escola Estadual Alice Loureiro; Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres; Escola Estadual José Lourenço de Freitas; Escola Estadual Raul de Leoni; Escola Estadual Santa Rita De Cássia. Em Viçosa, o projeto completa, em 2021, 11 anos de existência.

O encontro contou com todos os protocolos de segurança estabelecidos, como o distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel o tempo todo, por todos os participantes da visita.

* texto da estagiária Thaís Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi