Presidente da Câmara presta homenagem à Viçosa pelos seus 150 anos

por Assessoria de Comunicação publicado 29/09/2021 10h55, última modificação 29/09/2021 14h17

Na reunião Ordinária da terça-feira (28), por intermédio do Requerimento nº 044/2021, o Prefeito Municipal Raimundo Nonato Cardoso (PSD) recebeu placa alusiva em homenagem aos 150 anos de fundação da cidade de Viçosa, a ser comemorado no dia 30 de setembro. A solenidade contou também com a presença do Secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, Thomas Phillipe de Medeiros Piders. O requerimento é de autoria do Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD) e recebeu a assinatura dos vereadores João Januário (João de Josino) (Cidadania), Marly Coelho (PSC), Rafael Magalhães (PSDB), Robson Alencar (Cidadania), Sérgio Marota (PSL) e Vanja Honorina (PSD).

O nascimento de Viçosa está ligado à época da exploração do ouro em Minas Gerais, onde ainda havia terras férteis e disponíveis e deram início à formação de núcleos populacionais, hoje cidades como Viçosa, Ubá, Visconde do Rio Branco e outras. O município viçosense tem como figura mais ilustre o ex-Presidente da República Arthur da Silva Bernardes. Atualmente, a cidade conta com pouco mais 79 mil habitantes (dados do IBGE) e é conhecida pela Universidade Federal de Viçosa e pela produção de doce de leite, que foi reconhecido como interesse cultural de Minas Gerais pela Assembleia Legislativa. (Fonte: G1 Zona da Mata)

Ao justificar a homenagem, o Presidente Edenilson frisou a importância da cidade no âmbito educacional e social. ‘’Temos em nosso Município uma universidade tão séria, que representa muito para o mundo. Existe uma Casa Legislativa atuante e uma Prefeitura que está buscando melhorias. Viçosa é composta por várias histórias que fazem daqui um local cada dia melhor para viver, além de ser uma cidade de projetos sociais, que olha para o seu próximo e tem solidariedade’’, disse.

Em sua fala, o Prefeito Raimundo agradeceu a homenagem e parabenizou o trabalho da Câmara Municipal em prol dos viçosenses. ‘’Os poderes Executivo e Legislativo têm que trabalhar unidos para que a cidade cresça e se desenvolva. A população de Viçosa merece todo nosso carinho e respeito. Em uma administração pública o ponto fundamental de um cidadão é ser honesto’’, disse.

O Secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, Thomas Medeiros salientou que ‘’a programação para celebrar os 150 anos de nossa cidade vem ao encontro da valorização das riquezas culturais de Viçosa, prestigiando a cultura popular e urbana, com diversos shows’’. Ao agradecer a homenagem, o secretário fez um apanhado contando toda a evolução histórica da cidade, desde sua fundação até os dias atuais, passando por temas como urbanização e programas culturais.

Para celebrar a data, a Prefeitura divulgou uma programação especial com realização de lives que começaram no domingo (26) e ocorrem até o dia 1º de outubro, sexta-feira, pelo canal do YouTube da Secretaria de Cultura.

Texto Homenagem 150 anos

* texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi