Volta às aulas e ações da Educação na pauta da reunião

por Assessoria de Comunicação publicado 29/09/2021 09h50, última modificação 29/09/2021 15h12

Por intermédio do Requerimento nº 047/2021, de autoria do Vereador Marco Cardoso (PSDB), a Câmara Municipal recebeu na reunião Ordinária da terça-feira (28), a Secretária Municipal de Educação, Marli Franco. O documento solicitou a presença dela para esclarecer sobre as ações já realizadas e o planejamento para o próximo semestre, além das  ações para garantir a segurança dos estudantes na volta às aulas. Ao longo da reunião, os parlamentares parabenizaram o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação e fizeram suas considerações. 

Em justificativa, o Vereador Marco salientou que “a gente teve início da volta às aulas no Município, que ao meu ver já estava na hora, as nossas crianças já estavam há muito tempo em casa e os pais já estavam com dificuldades com essas crianças. Muitas dependem da merenda escolar para se alimentar e várias pessoas têm procurado a gente em questão de protocolo”. O parlamentar também questionou sobre o retorno das aulas na escola do Paraíso e a questão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). 

Segundo Marli Franco, na segunda-feira (27), Viçosa teve um retorno gradual das aulas, sendo a maioria da Educação Infantil.  “A gente está treinando para essa volta, depois de estar afastado da escola desde março de 2020. É muito tempo fora da escola e toda aquela ansiedade debatida nesta Casa também faz parte dos nossos dias”, disse a secretária. 

No decorrer de sua apresentação, a convidada falou sobre a capacitação de gestores que vem acontecendo desde o início da gestão, apresentou alguns ambientes escolares, comentou da capacitação de servidores e destacou algumas ações educacionais. A elaboração do protocolo da rede municipal também foi citada. “A gente teve reuniões nos dias 14 e 16 de julho, e foi fechado esse protocolo para a rede municipal. Ele teve como função dar um norte para que todas as escolas soubessem o que iria acontecer a partir daí e foi aprovado pela Comissão”, explicou Marli. 

A secretária também esclareceu sobre a Resolução da Secretaria Municipal de Educação nº 001/2021, que trata da organização pedagógica, os espaços escolares, atendimento pedagógico e estratégias de avaliação. Na oportunidade, ela ainda informou que tanto a resolução, quanto o protocolo de segurança, estão hospedados no site da Prefeitura. O Decreto Municipal nº 5.668/2021, que trata da volta às aulas, também foi comentado pela convidada. 

O Vereador Daniel Cabral (PCdoB), Relator da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, questionou sobre as ações pós-pandemia. Marli respondeu que “tivemos um projeto no próprio Sistema Estadual de Ensino, onde toda criança tinha que estar lendo e escrevendo até os 8 anos de idade. Vamos ter que resgatar um projeto dessa magnitude para todas as séries e anos de escolaridade”. 

Na oportunidade, o Vereador Sérgio Marota (PSL) questionou sobre o Estatuto do Magistério e foi esclarecido. Os vereadores Robson Souza (Cidadania) e Marcos Fialho (DEM) receberam esclarecimentos sobre o transporte escolar. Robson ainda foi esclarecido sobre a creche do Distrito São José do Triunfo. 

Logo após, o Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD) salientou que a Secretaria de Assistência Social está em parceria com o presídio para confeccionar uniformes para as escolas. A Vereadora Jamille Gomes (PT) comentou sobre a baixa adesão ao retorno das aulas e foi esclarecida sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os professores. 

O Vereador Rogério Fontes (Tistu) (PSL), membro da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, questionou sobre a programação do FUNDEB para o ano que vem. A Secretária Marli esclareceu que a questão dos recursos foi passada para o procurador responsável. O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Presidente da Comissão, reiterou a importância da volta às aulas de forma segura, com a vacinação.

A Vereadora Vanja Honorina (PSD) comentou sobre o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Terezinha Mucci Xavier. Os parlamentares Gilberto Brandão (Avante), Marly Coelho (PSC) e Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade) parabenizaram a secretária pelo trabalho. 

*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi