Escola do Legislativo entrega a Premiação Gabriel Rodrigues Barbosa de Oliveira

por Assessoria de Comunicação publicado 25/10/2021 09h55, última modificação 25/10/2021 11h22

Atrelado à comemoração do dia do professor, aconteceu na noite da quinta-feira (21), no Plenário da Casa Legislativa, a primeira edição da Premiação de Professores - Gabriel Rodrigues Barbosa de Oliveira. A iniciativa inédita busca reconhecer, divulgar e homenagear o trabalho de professores das escolas públicas municipais e estaduais, da Educação de Crianças, Jovens e Adultos - EJA, e da Educação Prisional, que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos virtualmente no período de pandemia da COVID-19, por intermédio de práticas pedagógicas transformadoras para os estudantes.

Com base no panorama da educação pública brasileira, e toda sua precariedade, a realidade se tornou ainda mais desafiadora durante o período pandêmico. Com aumento no número de casos, internações e mortes por conta da covid-19, só se reforça a necessidade de escolas permanecerem fechadas para evitar mais contaminação por coronavírus. Desse modo, fazer com que estudantes tivessem meios de se conectar às atividades escolares de forma remota se tornou uma necessidade, que não pode ser atendida em todos os lares. “Fico emocionado com esse momento, também sou professor da educação básica e luto para que a educação seja libertadora. Nesse momento tão especial, queria dizer que me sinto orgulhoso, representado e principalmente honrado em entregar esse singelo prêmio para vocês”, afirmou o Vereador e Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT).

Ao todo foram premiados seis (06) projetos, sendo os autores Thamyres Ribeiro Medeiros da Escola Estadual Raul de Leoni, 6ºlugar; Maria Rozeni de Paula da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres, 5º lugar; Oscar Manuel Martin Ramos Aliaga da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, 4º lugar; Lucas Ferreira Pimentel da Escola Estadual Raul de Leoni, 3º lugar; Sergio Zucateli Aloquio Junior da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, 2º lugar; e em 1º lugar o projeto dos professores Stela Maris Lopes Rodrigues, Márcio Gustavo Vieira, Mateus Silva Figueiredo, Patrícia Pinheiro de Campos Fonseca Rodrigues, da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres.

“Um professor trabalha bem quando é bem assessorado, só um professor entende o outro. Eu tive que comprar material para trabalhar na pandemia, porque acredito que meus alunos da escola pública têm direito a uma educação de qualidade. Eu gostaria que valorizassem mais o nosso trabalho, nós merecemos”, afirmou Oscar Manuel em seu discurso de premiação.

Na oportunidade, também houve uma homenagem a Gabriel Rodrigues Barbosa de Oliveira, ex-aluno do Parlamento Jovem nos anos de 2017 e 2018, que dá nome à Premiação. Estavam presentes amigos e familiares, em especial sua irmã Glauciene Rodrigues que afirmou “Agradeço muito pela homenagem, foi muito lindo e emocionante, tenho certeza que ele está feliz por ter seu nome atrelado a um projeto que vincula seu nome a educação pela qual ele tanto batalhou”.

A reunião foi presidida pelo Coordenador Geral o Vereador Professor Bartô. E, juntamente compondo a mesa principal estiveram a Secretária Municipal de Educação, Marli Franco, o Coordenador Técnico da Escola, Vereador Sérgio Marota (PSL) e a Coordenadora Pedagógica, Marli Franco. Também participaram da sessão os vereadores Jamille Gomes (PT), Gilberto Brandão (Avante), Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), Marly Coelho (PSC) e Vanja Honorina (PSD).

texto premiacao escola

* texto da estagiária Thaís Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi