Escola do Legislativo promove novas campanhas para os Jovens

por Assessoria de Comunicação publicado 06/10/2021 10h55, última modificação 06/10/2021 11h26

Os vereadores receberam, na reunião Ordinária da terça-feira (05), por intermédio do Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), o lançamento da Campanha “#MeuVotoImporta”, uma iniciativa da Escola. Antes de dar início a apresentação, o Coordenador Geral parabenizou a equipe pelo trabalho prestado e disse estar orgulhoso pela Câmara Municipal de Viçosa estar se tornando uma referência em Minas Gerais. “Fico muito feliz por estarmos contribuindo com a formação cidadã dos jovens confiados à nós. Isso é fruto do bom trabalho feito pela Escola do Legislativo em anos anteriores e que perdura nos dias de hoje”, afirmou. Ao longo da sessão, os parlamentares saudaram a equipe da Escola pelo lançamento.

A campanha é voltada para os jovens cidadãos de 16, 17 e 18 anos, que poderão votar pela primeira vez na Eleição Nacional de 2022, de maneira facultativa, como previsto no artigo 14 da Constituição Federal. De acordo com a Estagiária da Escola, Layla Pereira “o objetivo é incentivar esses jovens a participarem ativamente da escolha de seus representantes políticos e demonstrar que o jovem empoderado pelo voto pode não só influenciar como mudar uma escolha política dentro do seu Município, Estado e País”.

A iniciativa já está em vigor nas redes sociais da Escola do Legislativo Professor Sebastião Lopes de Carvalho e vai até o mês de dezembro. Além de conscientizar sobre a importância do voto, traz algumas sugestões de como fazer o título de eleitor em casa, uma vez que estamos em um momento epidêmico e as atividades presenciais foram suspensas.

Ademais, na oportunidade, também foi lançada a parceria da Escola do Legislativo com o projeto de extensão 'Em Rede', da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O projeto tem por objetivo engajar estudantes das instituições superiores de ensino para desenvolver ciência, tecnologia, inovação e educação e foi representado na reunião pela Coordenadora do Núcleo de Viçosa, Raissa Batista Bayer.

A colaboração tem foco no 'Ciência na Praça', uma das ações do projeto de extensão, que foi adaptado para ocorrer de maneira remota, através de um concurso de redação. Que terá como tema: “Avanços tecnológicos científicos em tempos pandêmicos”, e será voltado apenas para os alunos das escolas de Viçosa, as redações corrigidas por alunos da UFV.

Também foi abordado o Parlamento Jovem de Minas pelo aluno Victor Fernandes, que estava no Plenário da Casa, responsável por representar Viçosa na defesa do tema de 2022 “Saúde Mental dos Jovens”. Na ocasião, Victor afirmou que “o Parlamento Jovem representa para mim a oportunidade de fazer a diferença, a introdução na vida política, em âmbito trabalhista e social. A cada reunião que se passa me sinto mais atualizado e com conhecimento sobre a sociedade. Dizem que os jovens são o futuro mas, é mais além disso, somos o presente”.

O Presidente da Casa Legislativa, Edenilson Oliveira (PSD), finalizou parabenizando a equipe da Escola do Legislativo da Câmara de Viçosa pelo trabalho e disse estar orgulhoso. “É notória a competência e o empenho no trabalho desenvolvido. Já colhemos ótimos frutos a curto prazo, que sei que se manterão futuramente”, disse.

* texto da estagiária Thaís Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi