Vereadores voltam a discutir sobre as reivindicações dos servidores do SAAE

por Assessoria de Comunicação publicado 10/11/2021 15h35, última modificação 10/11/2021 15h44

As reivindicações dos funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto voltaram a ser levantadas na reunião Ordinária da terça-feira (09). Dessa vez, quem trouxe a pauta foi a  Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Viçosa (Sinfup), Maria Aparecida de Paiva Torres, ao fazer uso da Tribuna Livre. Vale lembrar que, na reunião Ordinária do dia 26 de outubro, o Agente de Limpeza, Milton Silvino Martins, manifestou sobre a precariedade da capa de chuva fornecida pela autarquia. Além disso, em outra reunião realizada no dia 03 de novembro, os vereadores discutiram junto com o Sindicato as demandas dos servidores. Ao longo da reunião desta terça, o assunto repercutiu entre os parlamentares.

No uso da Tribuna Livre, Maria Aparecida retomou o vídeo de Milton Silvino, que circulou nas redes sociais, sobre o descaso com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Continuando, ela apresentou algumas imagens mostrando as condições insalubres que os servidores do SAAE vem enfrentando. Segundo a Presidente do Sinfup, “o Diretor do SAAE, Marcos Nunes, disse que esses equipamentos já haviam sido comprados. Então, quando um servidor chega até esta Casa e faz uma reclamação daquela é porque, de fato, as condições não são favoráveis”. Maria Aparecida também destacou sobre a taxa de compensação que a Autarquia deveria estar recebendo por parte da Prefeitura Municipal. Logo após, o Presidente da Casa, Edenilson Oliveira (PSD) salientou que “cabe aos vereadores a fiscalização, mas também cabe aos órgãos competentes as devidas medidas legais”. 

Durante a Palavra Livre, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) parabenizou Maria Aparecida pela fala e disse que o SAAE está com pendências preocupantes. “A gente pede ao Executivo que dê uma atenção urgente para isso”, disse ele. O Vereador Marcos Fialho (DEM) corroborou com a fala do colega. 

Na oportunidade, o Vereador Rogério Fontes (Tistu) (PSL) comentou sobre os encaminhamentos feitos com relação ao assunto. “Que tenha uma Auditoria externa para mostrar realmente a realidade daquela Autarquia e, consequentemente, que haja uma reforma administrativa dentro daquela instituição”. 

O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) levantou a questão da dívida de 900 mil reais do SAAE. “O SAAE herdou uma dívida de 900 mil reais da administração passada. Isso tem que ser denunciado, porque a administração passada extinguiu cargos da autarquia”. O Presidente Edenilson parabenizou a fala do colega e sugeriu a realização de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o fato. Após isso, os vereadores Daniel Cabral (PCdoB), Gilberto Brandão (Avante) e Jamille Gomes (PT) também demonstraram preocupação e comentaram sobre o tema. 

*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi