Criação da Liga de Capoeira de Viçosa é comemorada durante reunião

por Assessoria de Comunicação publicado 22/12/2021 15h05, última modificação 22/12/2021 15h18

Na Tribuna Livre da última reunião Ordinária da Câmara de 2021, realizada na terça-feira (21), o Vereador Robson de Souza (Cidadania) convidou o Mestre de Capoeira, Luiz Carlos Vitor para falar sobre a efetivação da criação da Liga de Capoeira de Viçosa. Na oportunidade, o parlamentar entregou nas mãos do Mestre o documento de registro da Liga.

Robson destacou em sua fala que ‘’desde 2019, o esporte é considerado patrimônio cultural e imaterial no Município’’. O parlamentar fez agradecimentos ao Secretário de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, Phillipe de Medeiros, aos mestres da Liga de Capoeira pelo projeto realizado, ao Deputado Estadual de Minas Gerais, Roberto Andrade (Avante) pelo apoio para a criação da liga, e por fim, agradeceu aos vereadores Rogério Fontes (Tistu) pela ajuda aos documentos contábeis e a Vanja Honorina, pelo auxílio jurídico. “Todos os citados não tem medido esforços para buscar soluções para o projeto. Tenho certeza que vai ser de grande benfeitoria para a cidade. A Liga de Capoeira agradece a todos’’, disse Robson.

Por conseguinte, o Mestre de Capoeira, Luiz Carlos, no uso da Tribuna Livre, relembrou o surgimento da Liga e destacou os importantes passos que o movimento vem conquistando na cidade. “Nós iniciamos os trabalhos em março de 2021, batendo nas portas das secretarias, da Prefeitura e conversando com o prefeito. Fizemos reuniões com os quatros grupos que estão a frente dessa Liga, que são: Cordão de Ouro; o Grupo Angoleiro do Mar; Grupo Cesário Tomi; e a Associação de Capoeira Guerreiro Zumbi. Assim começamos essa luta, com muita dificuldade para levar o trabalho na cidade, e a Câmara abriu as portas para nós, no sentido de ceder o espaço para reunião, orientar sobre os documentos, e ter sido extremamente importante para esse trabalho’’, pontuou Luiz.

Por fim, o Mestre de Capoeira, concluiu a sua participação destacando sobre a relevância que a capoeira trará para Viçosa. “Essa Liga vai contribuir muito com a nossa sociedade, organizando-a. É um espaço onde queremos unir o máximo de pessoas, capoeiristas, ganhar a opinião pública, de modo que vai ser um trabalho de importância para a nossa cidade. Nós temos ações para valorizar os capoeiristas, além de termos projetos para torneios, festivais da Cultura Afro Brasileira, mostrando que a cultura deve permanecer uma vez que, ela está sendo perdida na sociedade. Quero agradecer, a todo esse espaço, e agradecer aos vereadores Bartomélio e Robson  pelo apoio e força. E em breve, voltaremos para dar notícia sobre o projeto’’, concluiu Luiz.

* texto de Izadora Arruda sob a supervisão de Mônica Bernardi