Vereadores aprovam Projeto sobre o exercício financeiro de 2022

por Assessoria de Comunicação publicado 22/12/2021 12h20, última modificação 22/12/2021 15h15

Em mais de uma Reunião Extraordinária, realizadas após a Ordinária da terça-feira (21), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei (PL) nº 047/2021, de autoria do Prefeito Municipal, que estima a receita e fixa a despesa do município de Viçosa para o exercício financeiro de 2022. Ademais, foram propostas 27 emendas, entre modificativas, aditivas e impositivas, por 14 parlamentares da Casa Legislativa.

A receita orçamentária total estimada e fixada na referida Lei pelo Orçamento Fiscal é de aproximadamente 318 milhões de reais.

O Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD) propôs emendas que tratam sobre: a implantação da Ouvidoria Especial da Mulher e das Minorias; obras no Distrito de Cachoeira de Santa Cruz (Cachoeirinha) e São José do Triunfo (Fundão). Outras emendas propostas, juntamente com o Vereador Robson Souza (Cidadania), dispõem também sobre manutenções no setor de saúde das duas localidades mencionadas.

A Vereadora Marly Coelho (PSC) destinou propostas de emenda à saúde municipal, com apoio a Associações e Cooperativas e promoção da saúde aos idosos. Em conjunto com o Vereador Daniel Cabral (PCdoB), os parlamentares propuseram a inclusão na despesa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, com ações na promoção e incentivo ao emprego.

Rogério Fontes (Tistu) (PSL) destinou à Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes proposta de recurso para manutenção dos campos de futebol da cidade.

O Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) propôs emendas que tratam sobre obras (reforma/manutenção de praças), educação (manutenção das atividades do ensino fundamental) e saúde (ampliação/manutenção da policlínica e construção de academias de saúde).

Marcos Fialho (DEM) destinou emendas com a finalidade de pavimentação em estradas rurais e manutenção dos bens/serviços da Secretaria de Saúde.

A Vereadora Vanja Honorina (PSD) solicitou por intermédio de suas emendas a ampliação/reforma da Capela do Cemitério Colina da Saudade e a construção de Unidade de Saúde no Paraíso.

Jamille Gomes (PT) destinou suas emendas à Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural para o incentivo a agricultura familiar; ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), para a ampliação da coleta seletiva e à saúde, com solicitação de Programa de Atenção à Saúde da Mulher.

Os vereadores Bartomélio Martins (Professor Barto) (PT), Cristiano Gonçalves (Cristiano Moto Link) (Solidariedade) e Gilberto Brandão (Avante) propuseram em emendas conjuntas: pavimentação asfáltica; reforma/ampliação da Escola Municipal Doutor Juscelino Kubitschek e reforma/ampliação da Unidade de Saúde de Nova Viçosa.

Por fim, Sérgio Marota (PSL) e João Januário (João de Josino) (Cidadania) destinaram duas emendas à obras (construção de quadra poliesportiva em Boa Vista) e construção de Unidade de Saúde no Bairro Amoras.

O Presidente Edenilson explicou que ''é importante salientar que o projeto das emendas impositivas está sendo aprovado, mas fica a cargo do Executivo o aceite ou não às indicações propostas pelos parlamentares''.

*texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi