Vereador discute sobre retorno presencial da UFV

por Assessoria de Comunicação publicado 13/01/2022 10h45, última modificação 13/01/2022 11h04

Na manhã da quarta-feira (12), foi realizada no Plenário da Casa Legislativa uma reunião com representantes do Município, para tratar sobre o atual cenário epidemiológico e o retorno presencial da Universidade Federal de Viçosa (UFV), previsto para o dia 07 de fevereiro. A reunião, convocada pelo Vereador Daniel Cabral (PCdoB), contou com  a presença do Poder Executivo, por intermédio do Secretário Municipal de Administração, Luan Monteiro; do Secretário de Fazenda, Dionísio de Souza; do Secretário Municipal de Saúde,  Rainério Rodrigues; da Chefe do Setor de Vigilância Sanitária, Wanderléia Santana e do Diretor de Trânsito, Kleber Picanço. Também participaram do encontro, o Delegado da Polícia Civil de Viçosa, José Donizette Teixeira; os representantes da Polícia Militar, Tenente Paulo e Aspirante Robson; a Presidente do Conselho Tutelar, Eliane Lage; os conselheiros tutelares, Márcia Maria de Oliveira e Aucyr de Souza. A UFV esteve representada pelo Professor do curso de Medicina e Enfermagem, Bruno Henriques; o Presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFV (ASPUV), Edilton Barcellos; o Coordenador Geral do Diretório Central dos Estudantes da UFV (DCE-UFV), Lucas Zini; a Diretora de Comunicação do DCE, Noemi Silva e o estudante, Pedro Marcatto. 

Na oportunidade, o Vereador Daniel esclareceu que “é importante debater medidas e discutir ações que viabilizem o retorno presencial das aulas”. O Coordenador do DCE, Lucas Zini apresentou o “Plano de Viabilização do Retorno Presencial”, que traz 11 pontos práticos a serem cumpridos pela Universidade e pelo Poder Público Municipal, visando o retorno presencial. São eles: nada de festa ou aglomeração; passaporte da vacina; fiscalização ativa; campanhas; definição e divulgação célere dos protocolos; negacionismo não; #PFFparatodos; flexibilização é a palavra-chave; moradias estudantis abertas; restaurante universitário e, por fim, aluguéis congelados pelo prazo do adiamento. 

O Secretário Rainério comentou sobre a reunião do Centro de Operação de Emergência em Saúde (COES-Viçosa), que aconteceu na segunda-feira (10). Segundo ele, “a reunião foi realizada para discutir sobre o aumento do número de casos positivos da Covid-19 em Viçosa”. Rainério ainda destacou que a questão das restrições das festas seria discutida na próxima reunião do COES, realizada na tarde também da quarta-feira (12). O Vereador Daniel enfatizou a importância da vacinação e do passaporte da vacina. 

Logo após, o Secretário Luan complementou a fala de Rainério acerca da reunião do COES.  “A vacina tem se mostrado eficaz e a gente tem um grande número de vacinados. Hoje, a tendência é que a curva estagne ou caia. Por isso, há necessidade de mais uma reunião para entender o cenário real”. Luan ainda ressaltou a importância das campanhas de conscientização e da parceria entre Prefeitura e Universidade. O Secretário Dionísio corroborou com a fala do colega, dizendo que “todas as medidas que Viçosa tomou e deliberações do COES foram baseadas em critérios técnicos''. 

Por fim, de acordo com o Vereador Daniel, uma das deliberações da reunião do COES, realizada na tarde da quarta-feira (12), foi a redução do número de pessoas nos eventos. 


*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi