Vereadores recebem esclarecimentos acerca das vacinas da Covid19

por Assessoria de Comunicação publicado 09/02/2022 15h50, última modificação 09/02/2022 17h23

A convite do Vereador Marco Evangelista Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), por intermédio do Requerimento nº 004/2022, o Especialista em Virologia e atual Professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Francisco Murilo Zerbini, esteve como convidado da reunião Ordinária da terça-feira (08 de fevereiro), para tratar de assuntos relacionados às vacinas e esclarecer dúvidas sobre a COVID-19. Em justificativa, o vereador explicou que existem muitas dúvidas sobre as vacinas, não só em Viçosa como no mundo inteiro, e por isso convidou o especialista. 

O Professor Murilo iniciou dizendo que não é médico, mas sim engenheiro agrônomo, porém reforçou que estava apto a responder às perguntas uma vez que trabalhou com virologia, e reforçou que não teria aceitado o convite caso não julgasse ser qualificado para falar sobre o assunto. Ainda neste primeiro momento, o convidado agradeceu a oportunidade e esclareceu que “a vacinação é uma maneira de você gerar uma defesa natural do indivíduo, expondo ele ao próprio agente que causa doença. No caso, a gente está falando aqui da COVID, um vírus, mas o procedimento permanece o mesmo”, salientou o especialista.

Ao começar a responder as perguntas, Murilo Zerbini afirmou sobre a eficiência das vacinas "essas vacinas passaram por testes e foram consideradas seguras, uma coisa que surpreendeu muita gente foi a rapidez com que elas apareceram e isso se deve ao grande fluxo de investimentos. Pela urgência de sair da pandemia, muito dinheiro foi investido, e com isso elas ficaram prontas e se mostraram eficazes com menos de um ano”. Já sobre os efeitos colaterais, o professor explicou "quando aplicamos doses das vacinas em 100 pessoas, 200 pessoas, não vai acontecer nada. Mas quando se aplica em 200 milhões de pessoas alguém vai ter reações colaterais, então é um cálculo que é feito e já é de conhecimento que uma porcentagem vai ter reação, o que é muito melhor que pegar a doença”, disse Murilo.

Na oportunidade, a Vereadora Vanja Honorina (PSD), questionou sobre as variantes e como as vacinas se comportam frente a esses casos. Desse modo, o Professor Murilo  respondeu que "as vacinas continuam sendo eficientes contra as variantes, mas realmente vai ser preciso produzir vacinas contra essas variantes conforme elas forem ocorrendo novamente, isso é um processo normal”.

O convidado ainda esclareceu perguntas dos parlamentares sobre o Kit Covid. “Eu acho que hoje, em fevereiro de 2022, é um consenso na comunidade científica que não funciona. Talvez em março de 2020, em abril 2020, ainda houvesse essa dúvida, mas hoje infelizmente já foi comprovada a ineficácia. Seria maravilhoso se funcionasse, todo mundo queria uma solução dessas, mas infelizmente não funciona”, afirmou o especialista. 

Ao final, o Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), cumprimentou e parabenizou o Professor Murilo Zerbini pelo trabalho, e agradeceu a disponibilidade.


*texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi