Vereadores recebem esclarecimentos do Secretário de Saúde

por Assessoria de Comunicação publicado 16/02/2022 15h10, última modificação 16/02/2022 17h28

Por intermédio do Requerimento 002/2022 de autoria do Vereador Sérgio Marota (PSL), assinado também pelos vereadores Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade), Gilberto Brandão (AVANTE), João Januário (Cidadania), Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), Marcos Fialho (DEM), Robson Souza (Cidadania) e Rogério Fontes (Tistu) (PSL), os parlamentares receberam cimo convidado, no Grande Expediente da reunião Ordinária da terça-feira (15),  o Secretário Municipal de Saúde, Rainério Rodrigues Fontes, para falar sobre a atual situação da saúde de Viçosa.

O Vereador Sérgio, Presidente da Comissão de Saúde da Casa,  explicou o convite “é um prazer tê-lo aqui com a gente. Sabemos que a Secretaria de Saúde tem muitas demandas e queríamos entender como ela está agora, nesses três meses em que você assumiu, passar para nós as melhorias que tiveram e os gargalos que temos a melhorar”. Logo após, Rainério deu início a sua fala agradecendo pelo convite e argumentou que saúde deve ser tratada com muita cautela e respeito, e assim, expôs o perfil epidemiológico em que Viçosa se encontrava em 2021 comparando com a situação atual, em 2022. 

Ainda durante a Palavra Livre, a questão do atendimento de emergência do Hospital São Sebastião (HSS) voltou a ser abordada pelo Presidente da Casa Edenilson Oliveira (PSD) que aproveitou para questionar o secretário sobre “vale ressaltar que nós estamos falando de um hospital filantrópico onde temos 70% de atendimento pelo SUS. Há uma contratualização com o Município, então tem o incentivo municipal, estadual e federal, e nós da Secretaria de Saúde estamos fiscalizando e trabalhando para que haja melhora, tanto no Hospital São Sebastião quanto no Hospital São João Batista (HSJB)”, afirmou Rainério. 

Outro questionamento levantado foi sobre os testes de COVID-19, que antes eram feitos na Central Covid, em janeiro passaram a ser feitos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros e agora a testagem ocorre apenas no Bairro Santo Antônio. Sobre isso, o secretário afirmou “Viçosa nunca testou tanto como foi feito em janeiro, mas algumas unidades ficaram lotadas em relação ao fluxo de atendimento. Por isso voltamos a centralizar em lugar só, e de mais fácil acesso. Mas a ideia é que as pessoas se dirijam primeiro às UBSs e só após a identificação dos sintomas e triagem façam o teste, por isso a logística acabou mudando”, disse.  

Por fim, Rainério esclareceu sobre as obras que ainda não foram finalizadas como é o caso do Hemocentro e do Centro de Zoonoses. “Quando assumi a secretaria encontrei o Hemocentro inacabado, agora estamos trabalhando para que inicie o funcionamento o mais rápido possível, estamos nos acabamentos finais e já entrando com o pedido de licitação e capacitação dos profissionais. Em questão do Centro de Zoonoses é uma obra bastante avançada, falta um pouco da parte elétrica e uma fossa séptica, e está sendo feito um levantamento sobre a equipe necessária”, afirmou. 

Ao final, o Presidente Edenilson cumprimentou e parabenizou o Secretário de Saúde, Rainério Fontes, pelo trabalho, e agradeceu a disponibilidade.

*texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi