Vereadores recebem esclarecimentos sobre Transporte Coletivo

por Assessoria de Comunicação publicado 10/02/2022 15h05, última modificação 11/02/2022 07h43

Aconteceu na tarde da quarta-feira (10 de fevereiro) uma reunião de iniciativa do vereador Daniel Cabral (PCdoB), com a participação do Vereador Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) e do Presidente da Casa Edenilson Oliveira (PSDB), juntamente com o Diretor de Trânsito Kleber Castro e o Coordenador do setor de transporte Herbert Ribas, para discutir acerca do transporte público da cidade de Viçosa. Também estiveram presentes os representantes da Viação União José Custódio Coelho e Sérgio Luis Cordeiro, além do Secretário Municipal de Administração e Planejamento Estratégico, Luan Campos Monteiro.

O encontro teve o objetivo de discutir um assunto recorrente na Casa Legislativa, que foi abordado tanto na reunião no dia 01/02 quanto na reunião da terça-feira (08/02), o transporte coletivo. Diversas denúncias chegaram aos parlamentares nos últimos meses em relação as linhas de ônibus oferecidas pela Viação União, horários reduzidos, o aumento da tarifa e casos de superlotação. 

O Gerente da Viação União, Sérgio Cordeiro, explicou que devido às medidas sanitárias do início da pandemia e pelo fluxo reduzido de pessoas, houve a necessidade de readequar os horários das linhas já conhecidas anteriormente pela população. Mas, afirmou que agora haverá o retorno gradativo até que volte ao normal,. “Já tivemos 08 ônibus que voltaram a circular e 20 horários retomados. A previsão é que na segunda (14/02) voltem mais 03 veículos e outros 15 horários”, explicou o gerente. 

Ademais, também foi discutido sobre o contrato que o Poder Executivo tem com a empresa, bem como o subsídio repassado. O Secretário de Administração Luan Monteiro, representante da Prefeitura de Viçosa na reunião, se comprometeu a levar o contrato para ser revisto e discutir as desigualdades encontradas com o Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa. 

A Diretoria de Trânsito (Diretran) também assumiu o compromisso de ouvir as demandas da população por intermédio da sua ouvidoria, “A reunião foi produtiva e vamos trabalhar para que o retorno da linhas seja feito da melhor maneira possível, por isso nos comprometemos a atender as demandas da população e levá-las a empresa e ao Executivo”, disse Herbert Ribas, Coordenador do setor de transporte. 

Por fim os parlamentares afirmaram que, enquanto Poder Legislativo, irão permanecer fiscalizando e cobrando para que as linhas sejam reativadas. “Sabemos o quanto o transporte público é necessário para população da cidade, ainda mais com o retorno dos estudantes. Por isso, estamos trabalhando para que o melhor seja feito”, expressou o Vereador Daniel Cabral.

*texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi