Escola do Legislativo realiza aula inaugural do Parlamento Jovem 2022

por Assessoria de Comunicação publicado 21/03/2022 16h30, última modificação 21/03/2022 17h58

Na tarde da quinta-feira (17) aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Viçosa a aula inaugural do Parlamento Jovem (PJ) 2022. O evento contou com a presença do Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD) e dos vereadores Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Coordenador Geral da Escola do Legislativo da Câmara e Sérgio Marota (PSL), Coordenador Técnico, além da Coordenadora Pedagógica da Escola, Patrícia Gomes, que apresentaram o projeto para os estudantes das 08 escolas participantes do município de Viçosa.

No evento destinado à abertura do Parlamento Jovem em Viçosa, foi explicado a temática proposta para o ano, "Saúde mental do jovem" que é acompanhada pelos subtemas: 'Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental'; 'Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental' e 'Uso saudável das novas tecnologias'. O tema foi escolhido pelos estudantes participantes do PJ do ano anterior (2021), a partir de uma votação online.

Segundo o Presidente Edenilson, o projeto é de suma importância para a Câmara Municipal de Viçosa, uma vez que proporciona a entrada efetiva dos jovens na politica enquanto pensam soluções para o Município. Corroborando com a fala, o Coordenador Técnico, Vereador Sérgio, afirmou que 'o tema deste ano é muito necessário para os jovens' e disse estar 'animado para conhecer as propostas formadas pelos alunos ao final do ano'.

Os estudantes presentes representaram as 08 escolas do Município que participam ativamente do projeto, sendo elas, o Colégio de Aplicação CAp-COLUNI, Colégio Equipe, E.E. Alice Loureiro, E.E. Dr. Raimundo Alves Torres - ESEDRAT, E.E. Effie Rolfs, E.E. José Lourenço de Freitas, E.E. Raul de Leoni e E.E. Santa Rita de Cássia. Além dos novos alunos, o evento contou com os depoimentos dos estudantes Thiago Salatiel e Victor Jacob, que participaram do PJ no ano de 2021.

Após a palavra dos responsáveis pela Escola do Legislativo Sebastião Lopes, foi realizada uma dinâmica com a temática "Sonho de uma sociedade ideal", que integrou os presentes com o projeto proposto pelas Escolas do Legislativo.

Encaminhado o fim, o Coordenador Geral, Bartomélio Martins disse que é sempre um prazer trabalhar com o Parlamento Jovem e afirmou “vocês são não só o futuro, como também são o presente. A Câmara estará sempre aberta para vocês, desejamos um ótimo PJ e aproveitem ao máximo essa experiência”.

O Projeto Parlamento Jovem, promovido em Viçosa desde 2010, é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por intermédio da Escola do Legislativo e da PUC Minas, desenvolvido em parceria com as câmaras municipais. O projeto tem como objetivo a formação dos jovens e incentivá-los a participar ativamente da política e exercer, de fato, a cidadania.

*texto da estagiária Iasmim Lamounier sob a supervisão de Monica Bernardi