Transporte Escolar entra na pauta de discussão da Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 30/03/2022 16h20, última modificação 30/03/2022 17h03

Na reunião Ordinária da terça-feira (29 de março), durante o uso da Tribuna Livre, Claudiano Rezende Alfenas veio a público manifestar sobre a apreensão dos veículos que fazem o transporte escolar e universitário, tanto em Viçosa quanto nas cidades da região. Segundo Claudiano, nas duas últimas semanas houve uma operação militar exigindo autorização do transporte escolar de todos os ônibus e vans que circulam em Viçosa.

O motivo da apreensão dos ônibus é devido a ausência da Autorização para Transporte Fretado (ATF), que é necessária para a realização do transporte remunerado de pessoas (escolares, estudantes, funcionários, grupos de pessoas, tratamento de saúde fora do domicílio). Em sua fala, Claudiano pontuou que o motivo de estar na tribuna era devido a atitude da Polícia Militar durante a apreensão, “O órgão que emite essa autorização é o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), que atualmente se encontra em greve. E a aprovação dessa autorização levará em média de 20 dias úteis. Nós não tivemos nenhum tempo hábil para a regularização dos veículos, a maioria vem de uma pandemia onde todos os transportes estavam parados. Nossa cidade é Pólo Educacional, e por isso não podemos deixar que esses estudantes percam aulas”, afirmou Claudiano. 

Durante a Palavra Livre, o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Presidente da Comissão de Educação da Casa Legislativa, também abordou a questão da apreendção dos veículos e afirmou “é inadmissível que tenhamos uma ação como essa que prejudica os estudantes e os trabalhadores”, e, logo em seguida o parlamentar exibiu o vídeo do ocorrido.

A fim de explicar melhor para o público que acompanhava a reunião, os vereadores autorizaram que José Silvio Gomes, representante da Empresa Remestur, tivesse um minuto de fala para discorrer sobre a justificativa apresentada para a apreensão “quando começam as aulas nós dependemos de várias documentações dos alunos. Até então a documentação dos carros está 100% legalizada, com motoristas cadastrados, falta apenas a ATF que não foi tirada devido a pandemia”, disse o representante. 

Por fim, o Vereador Edenilson Oliveira (PSD), Presidente da Casa agradeceu pela fala e lamentou a situação. 

*texto da estagiária Thais Cal sob supervisão de Monica Bernardi