Vereador apresenta Moção de Repúdio à DJ acusado de estupro em Viçosa

por Assessoria de Comunicação publicado 23/03/2022 11h55, última modificação 23/03/2022 14h54

O Vereador Daniel Cabral (PCdoB) protocolou, e teve aprovada, a Moção de Repúdio 006/2022, apresentada durante a reunião Ordinária da terça-feira (22), em desfavor ao DJ Pedro Henrique Dias Ferreira, conhecido popularmente como “DJ PH da Serra”, suspeito de ter cometido o crime de estupro de vulnerável nas dependências do município contra uma mulher viçosense.

De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada no Hospital São Sebastião no domingo (20). Em contato com os militares, a vítima, de 20 anos, contou que esteve no evento ‘’Calourada Unificada’’, consumiu bebidas alcoólicas e estava a todo o momento consciente. Após a apresentação de “PH da Serra”, ela pediu para ter acesso ao camarim do artista. No espaço, a jovem contou que tomou um copo de cerveja e, do local da festa até a pousada na cidade de Teixeiras, na mesma região, teve um "apagão" e não se lembra com precisão do que aconteceu.

A vítima afirmou que teve flashes do momento em que subia uma escada e que acordou nua em uma cama da pousada, com os lençóis sujos de sangue e dores nas partes íntimas. À polícia, a médica que realizou o atendimento da jovem informou que havia muito material de esperma na paciente. Sendo assim, o DJ Pedro Henrique Dias Vieira, de 25 anos, foi levado para a delegacia em Belo Horizonte, no domingo (20), prestou depoimento, mas foi liberado em seguida, após negar o crime, afirmando que a relação foi consensual.

Ao falar do acontecimento, o Vereador Daniel pontuou que ‘’é inadmissível que as mulheres sejam tratadas dessa forma e que alguma pessoa se ache no direito de invadir a privacidade e o corpo dessa mulher. Muitos ainda precisam entender que não é não. Estamos coletivamente repudiando este ato, enquanto vereadores e legítimos representantes do povo viçosense. Nossa cidade não é terra sem lei e esse tipo de ação grave não pode voltar a acontecer aqui’’.

As vereadoras Jamille Gomes (PT) e Marly Coelho (PSC) também expressaram indignação quanto ao ocorrido.

‘’Sabemos que não é a primeira vez que acontece esse tipo de situação na cidade de Viçosa e precisamos de muito mais do que uma moção de repúdio, todos os envolvidos nessas festas têm que ser responsabilizados’’, disse Jamille. A parlamentar se comprometeu a procurar a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres  para pensar com urgência em ações concretas para que isso não aconteça de novo.

A Vereadora Marly também ressaltou a importância de outras ações serem feitas a respeito do assunto. ‘’Para além desta moção queremos justiça. Culpabilizar a vítima não é mais permitido em pleno século que a gente vive, presto minha solidariedade e respeito a essa jovem’’, expôs a parlamentar.

O DJ procurou o Departamento Estadual de Investigações de Fraudes (DEIF) em Belo Horizonte para denunciar que está sendo vítima de ameaças. Por meio de nota publicada na segunda-feira (21), a defesa de PH da Serra informou que ‘’Pedro Henrique vem sofrendo represálias em suas redes sociais por terceiros, sendo vítima de crimes contra a sua honra e ameaça à sua vida e integridade corporal’’.

PROJETO DE LEI 013

Ainda no Pequeno Expediente da reunião, houve a leitura de parecer ao Projeto de Lei (PL) nº 013/2022, de autoria do Vereador Daniel, que dispõe sobre a reserva de vagas para as mulheres vítimas de violência doméstica, travestis ou transexuais em contratações de obras e serviços no município de Viçosa e dá outras providências. O PL entra para votação na próxima semana.

*texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi