Audiência Pública discute sobre manobras de motocicletas

por Assessoria de Comunicação publicado 27/04/2022 11h45, última modificação 27/04/2022 14h07

Com o objetivo de debater sobre Wheeling e demais manobras de motocicletas como prática esportiva no município de Viçosa, foi realizada na noite da segunda-feira (25) Audiência Pública no Plenário da Casa Legislativa. A sessão atende ao Requerimento nº 015/2022 de autoria do Vereador Rogério Fontes (Tistu) (PSL), que conduziu os trabalhos.

Como convidados da audiência, presentes na Mesa Diretora, estiveram os Secretários Municipais de Fazenda e de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes respectivamente, Dionísio Souza e Thomas Phillipe Medeiros, além do Chefe da Diretoria de Trânsito (Diretran), Renaldo de Faria. Na Mesa Central estavam os cidadãos Marcos Paulo Pereira e Tatiana Rodrigues. Os vereadores Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), Marcos Fialho (DEM) e Marly Coelho (PSC) também estiveram presentes.

Iniciando as discussões, o Vereador Rogério esclareceu que ‘’o wheeling e outras manobras é um esporte que já existe, não está sendo criado por mim. Nosso objetivo é regulamentar essas práticas e criar um espaço adequado para isso’’. O parlamentar havia protocolado um Projeto de Lei, nº 016/2022, que buscava reconhecer as modalidades como prática esportiva no Município. Depois de diversas discussões e com o objetivo de desenvolver melhor os pontos de vista sobre o assunto, o projeto foi sobrestado. 

Adiante, o Secretário Dionísio salientou que ‘’a discussão do projeto deve ser acontecer em duas etapas, a primeira da regulamentação do wheeling como um esporte e posteriormente estabelecer como vai funcionar essas práticas e os eventos relacionados’’. Complementando a discussão, o Diretor de Trânsito Renaldo explicou ‘’a prática dessas manobras em vias públicas é proibida, por isso a importância de estarmos discutindo o assunto, uma vez que o esporte deve ser feito seguindo todas as recomendações e cumprindo a legislação’’.

O cidadão Marcos Paulo, praticante da modalidade, reforçou que o anseio dele e dos demais colegas é a disponibilização de um espaço adequado. ‘’Somos todos trabalhadores honestos e não queremos mais ser multados pela polícia por estarmos fazendo o que a gente gosta, mas sem ter lugar para isso. Em diversas cidades próximas isso já é regulamentado’’, disse Marcos. Também reforçando os pontos discutidos, a cidadã Tatiana, que tem um filho amante da modalidade, falou que ‘’as pessoas criticam essa discussão mas ninguém lê o projeto e busca entender do que se trata, o que está sendo pedido é muito simples’’. 


ap manobras


Como encaminhamento da audiência ficou decidido que o Projeto de Lei 016 volta à pauta da Câmara na terça-feira (03 de maio) para votação e discussão dos demais parlamentares. O Vereador Marcão sugeriu a criação de uma comissão para apreciar melhor a regulamentação e execução do esporte na cidade. 

A audiência completa, com as demais exposições dos presentes e participação popular no plenário, pode ser conferida na íntegra pelo canal do YouTube da Câmara


*texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi