Convidado fala sobre o Trânsito e a DIRETRAN

por Assessoria de Comunicação publicado 13/04/2022 11h30, última modificação 13/04/2022 13h31

Na reunião Ordinária da terça-feira (12), o chefe da Diretoria de Trânsito (DIRETRAN), Renaldo de Faria participou como convidado, para prestar esclarecimentos sobre o trânsito de Viçosa. Sua presença atendeu ao Requerimento nº 012/2022, de autoria do Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) com assinatura dos parlamentares componentes da Mesa Diretora.

O Vereador Bartomélio justificou o convite pedindo informações e salientou que ‘’Viçosa carece de alternativas quanto ao transporte, principalmente nos horários de pico. Precisamos entender também como o trânsito é pensado nos bairros e comunidades, não só na área central’’.

Em iniciativa ao debate, Renaldo realizou uma exposição de todo o sistema de trânsito, tanto nacional quanto municipal, e explicou sobre a atual diretoria que o mesmo assumiu no dia 28 de março. ‘’Enquanto servidor efetivo do Município há quase 19 anos, exercia a função de chefia do Setor Operacional desde 2017 e estou feliz em tomar posse nesse novo desafio’’, disse o Diretor.

Renaldo apresentou também o organograma da Diretran, composto pelos Departamentos de Engenharia e Tráfego, Apoio Administrativo e Educação no Trânsito e Segurança no Trânsito.

Por fim, o convidado expôs uma tabela que mostrou o número de veículos licenciados de Viçosa, aproximadamente 45 mil, mas que segundo Renaldo ‘’calcula-se que teria aproximadamente dez mil veículos que circulam aqui, mas estão emplacados na cidade de origem. É importante mencionar que o ideal é que se tenha pelo menos um agente de trânsito para cada mil veículos e em Viçosa só têm nove, ou seja, estamos com um déficit muito grande’’.

Dentre os principais questionamentos feitos pelos vereadores estão a falta de sinalização na cidade. ‘’Recebo muitas reclamações que não tem placas indicativas próximo ao Bahamas Mix, no Bairro Vale do Sol, sendo assim muitos caminhoneiros ficam perdidos naquele local. Próximo ao Posto Castelo Branco, na Avenida Joaquim Lopes de Faria e no Cantinho do Céu também sempre tem reclamações dos transeuntes’’, disse o Vereador João Januário (João de Josino) (Cidadania). O Diretor pontuou estar ciente dos problemas ocorridos nas localidades citadas e se comprometeu a estar providenciando uma sinalização provisória.

Outra questão, levantada pela Vereadora Vanja Honorina (PSD), é sobre a construção de faixas elevadas e instalação de mais semáforos. ‘’As faixas impedem a alta velocidade, principalmente dos motociclistas. Próximo à rodoviária, na Avenida Castelo Branco, percebe-se essa necessidade urgente’’, disse a parlamentar. Renaldo esclareceu que está sendo firmada uma parceria com a Universidade Federal de Viçosa para o estudo de viabilidade de alguns pontos críticos na cidade e dentre eles o principal seria justamente a Avenida Castelo Branco.

Adiante, Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) perguntou ao convidado sobre ‘’a apreensão de ônibus escolares de outros municípios pela Polícia Militar e também o transtorno causado no trânsito próximo às escolas particulares, nos horários de início e fim das aulas’’.

A respeito do primeiro ponto, Renaldo esclareceu que a Diretoria de Trânsito não tem competência  para intervir na apreensão dos ônibus por ser intermunicipal. ‘’Sobre a questão escolar, um tempo atrás foram feitas campanhas educativas com o propósito de conscientização do uso adequado das vagas, porém só surtiu efeito quando começou a se aplicar penalidade e medida administrativa de remoção de veículos. A ideia agora é que, apesar do número reduzido de agentes, tentar colocá-los próximos a essas escolas em alguns horários estratégicos e reunir com essas instituições para ver qual é a contrapartida que pode ser feito, porque as vagas disponíveis não atende a todos os pais ao mesmo tempo’’, disse o Diretor.

As demais exposições e perguntas dos outros vereadores podem ser conferidas na íntegra pelo canal do YouTube da Câmara.

*texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi