Saúde volta a pauta de discussão dos Vereadores

por Assessoria de Comunicação publicado 27/04/2022 16h50, última modificação 27/04/2022 17h10

A questão da saúde no município de Viçosa voltou a ser tema de destaque nas falas dos parlamentares, durante a reunião Ordinária da terça-feira (26). Os vereadores da Casa Legislativa apontaram problemas que estão se tornando recorrentes e indicaram melhorias. 

O assunto teve início na fala do Vereador Gilberto Brandão (AVANTE), que trouxe a público uma demanda da população na qual há queixas sobre o atendimento do Hospital São Sebastião (HSS). “Não é normal o que está acontecendo com a saúde de Viçosa. Relatos em cima de relatos sobre o mal atendimento e pessoas que saem de casa de manhã e só chegam à noite”, afirmou o parlamentar enquanto pediu ao Executivo para que olhasse para a população que necessita do Hospital. 

Já a Vereadora Jamille Gomes (PT), aproveitou o momento e fez um desabafo enquanto mãe e pontuou, maiz uma vez, sobre a demora nas filas. “A gente não tem uma emergência pediátrica em Viçosa e isso dificulta muito as coisas, porque já se sabe como é o atendimento dos hospitais e como demora. Estamos num contexto de tempo frio e seco e a gente sabe o quanto isso afeta as crianças pequenas nas escolas”. 

O Vereador Sérgio Marota (PL), Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, falou sobre as denúncias que recebeu com relação a falta de médicos no Hospital São Sebastião na noite do domingo. O vereador explicou que em conversa com a Direção do Hospital, foi falado que o médico responsável teve problemas pessoais mas que dentro de uma hora e meia, já foi encontrado um substituto. Durante a sua fala, Sérgio divulgou também que no início de maio chegarão mais quatros médicos para a equipe do Hospital e relembrou a inauguração dos leitos da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Pediátrica, que aconteceu no dia 20 de abril. 


Projeto de Lei nº023/2022

Durante a Leitura dos Pareceres aos projetos, a Secretária da Mesa Diretora Marly Coelho (PSC), tornou público o Projeto de Lei nº 023/2022, de autoria do Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) e co-autoria da Vereadora Jamille Gomes (PT), que dispõe sobre a obrigatoriedade da entrega ao paciente de um número de protocolo nas unidades de atendimento de urgência e emergência nos hospitais do município de Viçosa e dá outras providências. O projeto está previsto para entrar na pauta de discussão e votação na próxima reunião (03 de maio).

*texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi