Vereadores discutem Projeto de Lei sobre a causa animal

por Assessoria de Comunicação publicado 06/04/2022 17h25, última modificação 06/04/2022 17h38

Durante o Grande Expediente da reunião Ordinária da terça-feira (05) foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 019/2022 de autoria da Vereadora Marly Coelho (PSC), que dispõe sobre a obrigatoriedade das clínicas veterinárias, pet shops e estabelecimentos do ramo fixarem cartazes que facilite e estimule a adoção de animais. 

Durante a discussão do projeto, a Vereadora Marly afirmou que com a ajuda dos estabelecimentos o trabalho dos protetores de animais em Viçosa será mais reconhecido e eficaz, uma vez que a adoção ganhará mais espaço em detrimento da compra. “Nós protetores estamos cheios de animais em nossas responsabilidades. Amor não se compra e vidas não podem ser comercializadas”, afirmou a parlamentar. 

O Presidente da Câmara, Vereador Edenilson Oliveira (PSD) parabenizou a autora do projeto e reforçou que a causa animal nunca foi tão discutida e trazida de uma forma tão respeitosa dentro da Casa Legislativa. 

Já as vereadoras Jamille Gomes (PT) e Vanja Honorina (PSD) associaram a adoção de animais ao bem estar proporcionado às famílias que os adquirem. A Vereadora Jamille afirmou “eu tenho uma filha e isso faz bem demais para as crianças, diante de toda essa questão também familiar e emocional a gente tem também a contribuição para a saúde pública do Município. Então é um passo importante para a cidade de Viçosa começar a conscientizar as pessoas que preservar o meio ambiente é preservar todas as formas de vida, incluindo a animal”. Enquanto a Vereadora Vanja reforçou que tem um cachorro há muito anos, e que ele a ajudou a criar seus filhos. 

Dando fim às discussões o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), discorreu sobre a importância das campanhas educativas e lembrou como elas surtem efeito no Município, sendo capazes de conscientizar grande parte da população. O projeto está previsto para entrar já para a segunda votação na próxima reunião (12). 


*Texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Monica Bernardi