Audiência Pública discute os problemas e desafios da Avenida Santa Rita

por Assessoria de Comunicação publicado 25/05/2022 11h35, última modificação 25/05/2022 13h20

Na noite da segunda-feira (23) foi realizada Audiência Pública no Plenário da Casa Legislativa que discutiu sobre os problemas e desafios da Avenida Santa Rita. O Vereador Daniel Cabral (PCdoB), autor do Requerimento nº 020/2022, que solicitou a sessão, conduziu os trabalhos durante a audiência. Ao seu lado na Mesa Diretora estiveram Rita de Cássia, representante dos bares da avenida; Dionísio de Souza, Secretário Municipal de Fazenda e representante do Prefeito Municipal; Lucas Zini, representante da comunidade estudantil da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Denyse Mary Hamer, representante da Associação de Moradores da Santa Rita. A Mesa Central foi ocupada pelo Professor Bruno Henriques, Assessor Especial de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da UFV e representante do Reitor da instituição; Layra Santos, Chefe do Departamento de Fiscalização da Prefeitura; Tenente Coronel Gledson Píramo, Comandante da Polícia Militar de Viçosa; Marcos Nunes, Diretor-Presidente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), e ex-Vereador da Casa; Amanda Lourenço e Eliane Lage, Conselheiras Tutelares e Glauco Rodrigues, Defensor Público. Também participaram da audiência os parlamentares Edenilson Oliveira (PSD), Presidente da Câmara, Gilberto Brandão (Avante), João Januário (Cidadania), Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), Marcos Fialho (Sem Partido), Marly Coelho (PSC), Robson Souza (Cidadania), Rogério Fontes (Tistu) (Sem Partido) e Vanja Honorina (PSD).

Iniciando as discussões, Denyse Mary Hamer explicou que a Associação de Moradores da Avenida Santa Rita existe desde 2017 uma que vez que ‘’o local sempre é palco de eventos há bastante tempo. Antes acontecia a feira que nos incomodava, porque desde a madrugada já acontecia um movimento para montarem as barracas. Depois começou a ter esse movimento de universitários, que não tem seu local de lazer. Porém, os nossos direitos enquanto moradores estão sendo muito afetados. Isto é um problema de administração e comportamental’’. Logo em seguida, Rita de Cássia salientou que ‘’os bares que estão na avenida não são o problema e sim a falta de gestão pública’’.

O Assessor Especial de Saúde da UFV, Bruno Henriques, explicou que a universidade vem participando de uma série de reuniões sobre o tema e reconheceu que algumas questões devem ser aperfeiçoadas em relação ao assunto. ‘’Conversamos inclusive junto à Câmara sobre a produção de campanhas, não só de cidadania, mas para que os estudantes acolham Viçosa como uma cidade que eles vão residir e que ajudem a manter a harmonia. Porém, sabemos que o problema envolve questões que vão além dos estudantes, uma vez que antecedendo a volta dos alunos já havia um movimento de aglomeração importante. Nesse sentido, a universidade vai estar sempre aberta, inclusive se for preciso firmar parcerias’’, disse Bruno.

‘’A Avenida Santa Rita é um problema crônico de Viçosa e é de responsabilidade de todos os envolvidos. Uma das dificuldades que fica muito evidente é a fragilidade da nossa legislação para atender esse tipo de demanda. Só vamos conseguir criar um mecanismo para solucionar esse desafio se trabalharmos juntos’’, pontuou o representante do Executivo, Dionísio Souza. O Secretário de Fazenda também explicou que o Departamento de Fiscalização realiza desde setembro de 2021 ações preventivas e efetivas no local, em conjunto com a Polícia Militar e a Diretoria de Trânsito visando a manutenção da ordem do decoro e do sossego público.

Como encaminhamento da audiência ficou decidido: a criação de uma frente ampla de trabalho com diversas entidades envolvidas no assunto; que os eventos de início e fim de período sejam incluídos no calendário do Município, para que haja uma preparação para os mesmos.

A sessãop também contou com uma ampla participação popular e discussões dos demais presentes. A audiência completa pode ser conferida na íntegra pelo canal do YouTube da Câmara.

*texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi