Câmara Visita recebe alunos do 9º ano da escola Santa Rita de Cássia

por Assessoria de Comunicação publicado 12/05/2022 17h20, última modificação 12/05/2022 18h00

Aconteceu hoje, quinta-feira (12), mais um “Câmara Visita”. Este importante projeto tem como objetivo a aproximação da população ao funcionamento interno e ao Processo Legislativo da Câmara Municipal de Viçosa. Dessa vez, a Casa recebeu os alunos do 9º ano da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, que puderam conhecer os espaços físicos e entender melhor como funciona o Legislativo Municipal, os três poderes e os instrumentos de participação política.

A visita contou com a participação da Vereadora Jamille Gomes (PT), que conversou com os alunos e tirou dúvidas referentes ao papel dos vereadores e sobre o funcionamento da política em geral, e reforçou ser um prazer receber os alunos na 'Casa do Povo'. Além dos 25 estudantes e da parlamentar, estiveram no encontro os professores Kátia Guimarães Fontes e Thalles Oliveira, a Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo de Viçosa, Patrícia Gomes, e as estagiárias Bárbara Barbosa e Rayssa Cristina.

Kátia Fontes, professora de História da escola, agradeceu pela oportunidade e transmitiu aos estudantes o interesse ao conhecimento das esferas de poder, visto que é um espaço público que todos têm acesso, e devem estar cientes do que se passa na Casa Legislativa. A professora também falou sobre outro projeto, também desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara de Viçosa, o Parlamento Jovem (PJ) e a importância dos alunos conhecerem e participarem no próximo ano.

A aluna Lara Gomes Fialho, destacou a importância da visita a Câmara tendo em vista a relação com os estudos propostos na disciplina de História. Lara ainda demonstrou todo seu conhecimento e vontade em aprofundar os estudos no que se refere aos conteúdos vistos. "Eu achei uma experiência incrível, uma oportunidade de ver como a política funciona na prática, saindo dos livros e da sala de aula", reforçou a estudante.

O Câmara Visita é desenvolvido desde 2015 pela Escola do Legislativo, e retornou este ano, com propósito de apresentar, por intermédio de visitas monitoradas, o funcionamento da Casa Legislativa. As instituições interessadas em participar devem entrar em contato com a Escola do Legislativo, localizada no Calçadão Arthur Bernardes, número 95, 501, podendo também enviar um e-mail para escolacamara1vicosa@gmail.com ou ligar para (31) 3899-7534.

*texto da estagiária Iasmim Lamounier sob a supervisão de Mônica Bernardi