Vereadores comentam sobre situação da Avenida Santa Rita no ‘’Volta às aulas’’

por Assessoria de Comunicação publicado 04/05/2022 11h20, última modificação 04/05/2022 14h47

O assunto de maior destaque nas falas dos parlamentares durante a reunião Ordinária da terça-feira (03) foi a sujeira predominante na Avenida Santa Rita após o encontro de estudantes universitários no domingo à noite. Com a volta às aulas presenciais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) muitos alunos se reuniram no local, como uma ‘’tradição’’ de início e fim do período letivo.

O Vereador Daniel Cabral (PCdoB) iniciou a discussão, pontuando a incompetência do Poder Executivo quanto a organização do local. ‘’Viçosa é uma cidade universitária em que chegam quase 18 mil estudantes, mas não tem infraestrutura para recebê-los. Precisamos de um plano de ação para proporcionar lazer a esses jovens e estudantes e também garantir a resolução de outros problemas, como por exemplo que o barulho não incomode os moradores’’, disse o parlamentar. Daniel solicitou, por intermédio do Requerimento nº 020/2022, uma Audiência Pública para discutir sobre o assunto, marcada para o dia 23 de maio, às 18 horas, no Plenário da Casa Legislativa.

Adiante, Gilberto Brandão (Avante) apresentou as fotos que expõem a situação da avenida no dia seguinte ao encontro, onde é possível ver lixos espalhados pelas ruas. O parlamentar saudou a todos os estudantes que estão chegando na cidade e disse que ‘’o local não é apropriado para isso, tem que ser providenciado o mais rápido possível um espaço adequado’’.

Texto Santa Rita.jpeg

O Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) sugeriu um local próximo ao Cemitério Dom Viçoso que, segundo o parlamentar, está abandonado e poderia receber esses estudantes. Marco frisou também sobre o uso de drogas por adolescentes de 12 e 13 anos "é um absurdo que não podemos apoiar. Sem contar que quando os moradores da cidade precisam passar pela avenida para irem pra casa não conseguem, de tão cheio que fica".

Adiante, Robson Souza (Cidadania) comentou sobre os ofícios que o mesmo enviou destinados aos Reitores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), do Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa), da Faculdade de Viçosa (FDV); ao Tenente Coronel Gledson Píramo, Comandante da Polícia Militar de Viçosa e à Prefeitura Municipal. Em todos os documentos o parlamentar solicita que sejam pensadas medidas para resolver a problemática da Avenida Santa Rita, que perdura por anos. ‘’Hoje a universidade realiza um ótimo trabalho de manter a ordem dentro da área que ela pertence e pensando nisso coloco a UFV para discutir esse assunto, para que seja tomada a medida disciplinar aos estudantes que não estiverem respeitando a ordem pública do Município’’, pontuou o vereador.

Por fim, os parlamentares Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), João Januário (João de Josino) (Cidadania), Marcos Fialho (DEM), Rogério Fontes (Tistu) (PSL), Sérgio Marota (PL), Vanja Honorina (PSD) também corroboram com as discussões sobre o assunto.

*texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi