Vereadores derrubam Projeto sobre ‘’Grau em Moto’’

por Assessoria de Comunicação publicado 18/05/2022 12h05, última modificação 18/05/2022 13h29
Em votação apertada, com sete vereadores favoráveis e sete contrários, o Presidente da Casa deu o voto de minerva contrário à proposta

Voltando à mais uma discussão sobre o Projeto de lei (PL) nº 016/2022, de autoria do Vereador Rogério Fontes (Tistu) (PSL), que reconhece o Wheeling e demais manobras de motocicletas como prática esportiva no município de Viçosa, o PL retornou à pauta da Casa Legislativa para ser votado. Após longa discussão durante o Grande Expediente da reunião Ordinária da terça-feira (17 de maio), sete vereadores se mostraram contrários ao projeto, sendo eles: Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT);  Jamille Gomes (PT); João Januário (João de Josino) (Cidadania); Marly Coelho (PSC); Rafael Magalhães (Filho do Zeca do Bar) (PSDB); Robson Souza (Cidadania) e Vanja Honorina (PSD). Como houve empate, o voto de minerva foi do Presidente, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), que apoiou a derrubada do PL.

O autor do projeto, Vereador Tistu, explicou que ‘’a proposta visa simplesmente reconhecer o Wheeling como esporte, com todas as medidas de segurança cabíveis. Todos os encaminhamentos que foram colocados na audiência pública estão no projeto. Esse esporte é reconhecido em diversos locais e estamos buscando colocar na mão do Executivo uma ferramenta para que trabalhem isso como política pública’’, justificou o parlamentar. 

Seguindo as discussões do Projeto de Lei, a Vereadora Vanja expôs sua opinião sobre a matéria trazendo dados sobre a modalidade. ‘’Pelo menos 25 milhões de brasileiros se tornaram inválidos permanentemente para o trabalho e outros 200 mil morreram em consequência de acidentes de motocicletas, isso em menos de 10 anos conforme os dados auferidos no DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). Aprovar esse projeto dependeria de toda uma estrutura do Município, com relação à saúde por exemplo, que nós sabemos que não existe. Não me sinto confortável em apoiar porque eu acho que temos outras prioridades’’, pontuou Vanja. Em contrapartida, o Vereador Gilberto Brandão (Avante) disse que ''não podemos generalizar os dados dos acidentes em cima desse projeto, existem várias situações que levam a essas estatísticas’’. 

Adiante, Daniel Cabral (PCdoB) direcionou um questionamento ao Líder do Prefeito na Casa, Vereador João de Josino, buscando saber qual o posicionamento do Executivo em relação ao projeto. ‘’Não adianta votarmos o projeto para chegar na Prefeitura e ser vetado’’, falou Daniel. O Líder do Prefeito explicou que não obteve retorno direto da administração a respeito dessa discussão. 

‘’O reconhecimento da prática do Wheeling infelizmente não garante que o Município vai fiscalizar. Todos os jovens precisam sim do seu momento e espaço de lazer, mas isso tem que ser feito com responsabilidade’’, disse o Presidente Edenilson.

A discussão completa, com as demais exposições dos outros parlamentares, pode ser conferida na íntegra pelo canal do YouTube da Câmara. 


*texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi