Audiência Pública debate sobre desafios do Transporte Público

por Assessoria de Comunicação publicado 01/06/2022 14h10, última modificação 01/06/2022 18h09

Aconteceu na segunda-feira (30), no Plenário da Casa Legislativa, a Audiência Pública para debater sobre o Transporte Público no município de Viçosa que atendeu ao Requerimento nº 021/2022, de autoria do Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT). A sessão foi presidida pelo autor do requerimento, e contou com a participação das vereadoras Jamille Gomes (PT), coautora do requerimento, Marly Coelho (PSC) e dos vereadores Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) e Marcos Fialho (Sem Partido).

Enquanto como convidados da Mesa Diretora estiveram o Secretário Municipal de Administração e Planejamento Estratégico, Luan Campos Monteiro, representando o Executivo; Josemar da Silva Rodrigues (Mazinho), representante do Setor de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria Municipal de Assistência Social; Sérgio Luis Santana Cordeiro, Gerente Geral da Viação União e Carina Verediano, usuária do transporte público. E compondo a Mesa Central participaram os usuários de transporte público Carlos Alberto Reis, Eva Aparecida Basílio, Silvio Moura, e Ismael Bernadino junto de sua mãe Marina Bernadina representando os portadores de deficiência; esteve presente também Wesley Reis, Assessor Jurídico da Empresa União. O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Cristiano Martins da Macena justificou sua ausência por intermédio do Vereador Bartomélio Martins.

Como justificativa, o parlamentar relembrou as constantes reclamações feitas sobre o transporte coletivo e afirmou que "essa audiência se faz necessária, principalmente em um contexto que o Município carece que o transporte público alcance e seja acessível a todos e todas. É por isso que nós estamos aqui, para dialogar e principalmente entender como funciona todo esse processo”.

A discussão teve início na fala dos usuários do transporte coletivo, que fizeram suas considerações e expuseram o descontentamento com o serviço. O morador do Bairro Liberdade, Silvio Moura, retratou as maiores queixas dos viçosenses que são as linhas cortadas, a ausência de horários noturnos e o fato do ônibus não contemplar algumas localidades. Enquanto Marina Bernardina relatou a dificuldade dos deficientes que carecem do transporte, “a gente não tem o dinheiro suficiente para pagar um carro particular, então nós precisamos do ônibus. Muitas vezes a gente precisa sair de casa para ir ao médico, e na hora de voltar o ônibus já foi embora”, afirma a mãe do portador de deficiência física.

O Gerente Geral da Viação União, Sérgio Luis Cordeiro, explicou que a empresa vem passando por uma crise desde a pandemia e agravada agora pela alta dos combustíveis. "Está difícil operar com a tarifa desequilibrada, o diesel teve uma inflação e a gasolina também, qualquer empresa que tentar trabalhar com a tarifa a R$ 3,00 vai passar por essa mesma dificuldade. Nosso objetivo sempre será prestar um bom serviço, e estamos procurando sanar as reivindicações", afirmou Sérgio. O Secretário Municipal de Administração e Planejamento Estratégico, Luan Monteiro, disse que o plano de trabalho da empresa vai ser discutido em conjunto para entender qual é o cenário real e como o Executivo pode auxiliar com essas questões.

Como encaminhamentos ficou o pedido do mapeamento dos estudantes que recebem subsídio e o retorno da empresa para apresentação do novo plano de trabalho, sugerido pela Vereadora Jamille Gomes, além da sugestão do Silvio de criar uma associação dos usuários do transporte público.

A audiência completa, com as demais exposições dos presentes e participação popular no plenário, pode ser conferida na íntegra pelo canal do YouTube da Câmara

*texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi