Audiência Pública debate sobre revisão do Plano Diretor em Cachoeira de Santa Cruz

por Assessoria de Comunicação publicado 15/06/2022 08h20, última modificação 15/06/2022 14h09

Aconteceu na segunda-feira (13), na Escola Municipal João Francisco da Silva, localizada no Distrito de Cachoeira de Santa Cruz (Cachoeirinha), a Audiência Pública para debater sobre o projeto de revisão do Plano Diretor no município de Viçosa, com ênfase nas discussões e encaminhamentos para o distrito, que atendeu ao Requerimento nº 023/2022, de autoria dos vereadores Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Presidente da Comissão dos Estudos do Plano Diretor, Marly Coelho (PSC), membro da comissão, Robson Souza (Cidadania), além do Presidente da Casa, Edenilson Oliveira (PSD). 

A sessão foi presidida pelo Presidente Edenilson, e contou com a participação dos parlamentares Daniel Cabral (PCdoB), Gilberto Brandão (AVANTE), Marly Coelho, Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), Marcos Fialho (sem partido), Robson Souza (Cidadania) e Rogério Fontes (Tistu) (sem partido). Enquanto como convidados da Mesa Diretora estiveram (foto da esquerda para direita) os membros que compõem a Comissão de Revisão do Plano Diretor, o Empreendedor Rodrigo Bicalho, o Professor da Universidade Federal de Viçosa Antônio Cleber (Tibiriça), o Advogado da Câmara, Randolpho Martino Júnior, Presidente do Conselho Comunitário de Cachoeirinha, Júlio César Batista, e o Assessor de Relações Institucionais da Câmara, Wagner Rosado, também membro da comissão. 

Como justificativa, o Presidente da Casa, reforçou a importância do Município crescer de maneira ordenada e como a participação das comunidades é essencial na construção do documento. "A Câmara quer aproximar essa discussão das pessoas que mais precisam e mais sofrem com a ausência de planejamento no Município. O que vai ser discutido hoje pode impactar nos próximos 10 anos, por isso deve haver o diálogo com todas as partes envolvidas”, afirmou Edenilson. 

A discussão teve início na fala do Professor Tibiriça, que explicou aos presentes em que consiste o Plano Diretor e reforçou sua importância “o Plano Diretor é uma Lei Municipal que norteia, direciona, projeta o desenvolvimento do Município e seu crescimento urbano. Que busca estabelecer condições que possam induzir o desenvolvimento sustentável e mais qualidade de vida para as pessoas”. E salientou que "a audiência é importante para a população opinar sobre o tema, para que o que diz respeito à comunidade seja acolhido no documento".

plenário cachoeirinha

Júlio César Batista, morador do distrito, disse que a população está desacreditada com tantas promessas não cumpridas. Enquanto Maria da Conceição Batista, corroborou com a fala e afirmou “a comunidade está bem abandonada, o pouco que tinha estão conseguindo tirar. Tinha exame de sangue, foi para São José do Triunfo, tínhamos o eletrocardiograma e foi para São José do Triunfo. O poder está nos desvalorizando, tirando o que tínhamos gerando gasto econômico, especialmente da população carente”, disse. 

Os moradores de Cachoeirinha, fizeram diversas reivindicações, tendo como as principais a mobilidade urbana, abrangendo o transporte público, ciclofaixas e as estradas da comunidade; saúde, pensando em unidades de farmácia popular, atendimento especializado no PSF (Programa de Saúde da Família), lazer, incluindo quadras poliesportivas e parquinhos, dentre outras. 

Os vereadores reforçaram que estão empenhados em aprovar o Plano Diretor o mais rápido possível, mas que esse é um processo delicado que deve ser feito prevendo inclusive problemas futuros. O Presidente da Comissão dos Estudos, Vereador Bartomélio reforçou que “os anseios são para hoje, mas também precisamos pensar no futuro, no planejamento da cidade”. 

*texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi