Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia realiza reunião para discutir acerca da Greve Municipal

por Assessoria de Comunicação publicado 09/06/2022 17h35, última modificação 09/06/2022 17h52

Aconteceu na tarde da quarta-feira (08), uma reunião no plenário da Casa Legislativa, para discutir sobre a greve da educação e seus desdobramentos. O encontro foi uma iniciativa da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, por intermédio do Presidente, Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), pela figura do Relator Daniel Cabral (PCdoB) e do membro Rogério Fontes (Tistu) (sem partido). Compuseram a mesa dos trabalhos o Diretor Estadual do SindUTE - Viçosa (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais), Paulo Grossi; a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Carla Beatriz; a representante do Conselho do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), Claúdia Venâncio e Luan Campos, Secretário de Administração e Planejamento Estratégico da Prefeitura de Viçosa. Além das parlamentares presentes Jamille Gomes (PT) e Marly Coelho (PSC), junto do vereadores Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) e Marcos Fialho (sem partido). 

A discussão foi iniciada pela Presidente do Conselho Municipal de Educação, Carla Beatriz, que reforçou os direitos assegurados à educação tendo como pauta principal o piso salarial e o FUNDEB. “A greve é a última arma que a gente tem para lutar. Quando a gente fecha a escola e deixa os nossos alunos sem aula, a gente paga por isso também. Temos que ouvir a opinião pública dizendo que não temos pena dos jovens que ficaram dois anos sem aulas presenciais”, afirmou Carla. A presidente reforçou que a categoria está aberta para discussão, a única exigência é que a proposta chegue por escrito, de maneira documental, para o sindicato que representa a classe. 

Paulo Grossi, Diretor Estadual do SindUTE, afirmou logo em seguida que o sindicato está se mobilizando para garantir o reajuste da categoria e tem trabalhado com as tabelas de salários. Outra queixa do diretor foi a ausência também dos planos de carreira e afirmou que esta é mais uma dor da classe que está em discussão, “atualmente o Município não tem carreiras, e quando tem são muito ruins e que não proporcionam dignidade nenhuma aos funcionários”. 

O Secretário Luan Campos, falou em seguida sobre a situação atípica que o Município vem enfrentando e tentando solucionar, reforçando a situação dos pagamentos retroativos que se encerram este mês. Enquanto sobre o reajuste e o FUNDEB, Luan disse que já foram feitas algumas propostas para o sindicato mas que ainda não houve acordo, “precisamos chegar em um consenso para cumprir a lei do piso. Eu acredito muito na força do diálogo e esta reunião se faz muito importante para que possamos debater com a categoria e propor soluções satisfatórias para ambos os lados”, afirmou. 

Pelo decorrer da discussão e pontos levantados pelos educadores, ficou estabelecido a chegada de uma nova proposta, de comum acordo. Por fim, o Vereador Bartomélio, Presidente da Comissão de Educação, parabenizou a participação popular e agradeceu aos vereadores presentes, e reforçou que a Casa Legislativa está comprometida com a luta da educação “não mediremos esforços para reconhecer e valorizar os profissionais da educação, quem luta educa e agora não será diferente”, afirmou.

*texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi