Secretário de Obras e Diretor do CIMVALPI falam dos trabalhos no Município

por Assessoria de Comunicação publicado 08/06/2022 16h20, última modificação 08/06/2022 16h57

Na reunião Ordinária da terça-feira (07), o Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, José de Arimathea Marques e o Diretor do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI), José Adalberto de Rezende participaram como convidados, para prestar esclarecimentos sobre os serviços prestados pelo CIMVALPI e tirar dúvidas sobre os projetos que serão desenvolvidos. A presença de ambos atendeu ao Requerimento nº 019/2022, de autoria dos vereadores Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) e Rogério Fontes (Tistu) (sem partido).
O Vereador Bartomélio justificou o convite falando sobre a atual situação do Município “sabemos que são grandes os desafios mas acreditamos também que o CIMVALPI tenha respostas positivas e até mesmo juntamente com a Secretaria de Obras, que assim complete para que nós tenhamos aí de fato um retorno desta parceria”. Enquanto o Vereador Rogério afirmou “o consórcio não está dando resultado, nós estamos com várias demandas principalmente na parte de iluminação pública. Queremos um parecer de como está essa parceria entre Viçosa e o Consórcio e sobre os cronogramas de execução de obras”. 
O Diretor do CIMVALPI, José Adalberto, começou o debate salientando sobre as principais dúvidas acerca do trabalho do Consórcio. Primeiro ele abordou sobre as obras que estão sendo executadas e reforçou que muitas estão impedidas devido a ausência de fornecedores. “A tonelada subiu mais de 40% nos últimos seis meses e não tem para entregar. Se a Prefeitura solicitar hoje e achar, os preços serão altíssimos e ainda vai ter dificuldade de entregar porque com a redução do refino de petróleo o material betuminoso está sendo pouco produzido”, afirmou o diretor.
Outra questão muito abordada foi a iluminação, presente na pergunta do Vereador Daniel Cabral (PCdoB) que questionou sobre o mapeamento das lâmpadas apagadas. Sobre isso, Arimathea respondeu que a empresa que fez a troca das lâmpadas anteriormente, deixou fios incompatíveis que com o tempo se desconectam e que, conforme vão recebendo as solicitações, eles realizam a manutenção. 
O Vereador Rogério, relembrou em sua fala que os parlamentares fazem diversas indicações ao CIMVALPI, mas que estas não são atendidas e são apenas arquivadas, e aproveitou o momento para perguntar o motivo. O Secretário Municipal afirmou que as indicações são arquivadas até que os prestadores de serviço possam executá-las, e afirmou que “eu não posso simplesmente protocolar sua indicação e fazer o serviço de iluminação, e a CEMIG considerar como gato”. O Diretor do CIMVALPI completou que a administração municipal tem que contatar a prestadora primeiro, para que o serviço seja executado em até 05 dias úteis após o contato. 
O Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), agradeceu a presença dos convidados e por tornarem claras algumas perguntas da população. Os vereadores levantaram outras questões, principalmente sobre as demandas específicas de cada bairro e a discussão completa você confere pelo Canal do YouTube da Câmara Municipal de Viçosa. 

*texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi