Educação volta a pauta de discussão da reunião Ordinária

por Assessoria de Comunicação publicado 29/06/2022 15h20, última modificação 29/06/2022 15h52

Na noite da terça-feira (28), durante a reunião Ordinária da Casa Legislativa, a educação foi pauta recorrente nas discussões. Allain Wilham de Oliveira, utilizou o espaço democrático para falar sobre a greve dos docentes da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Segundo ele, nos últimos cinco anos, não houve reajuste de salário dos professores e, no caso dos servidores, está há aproximadamente oito anos sem reajuste. Ele chamou atenção para as possíveis repercussões na economia local de Viçosa, impondo dificuldades financeiras para as famílias viçosenses.

“O reitor da UFV se posicionou dizendo que, com o corte de 7 milhões pelo governo federal, a Universidade não tem condições de funcionar a partir do segundo semestre. Além disso, esse corte vai atrapalhar no ensino, na qualidade e no orçamento. Isso é uma denúncia e essa Câmara precisa tomar medidas e ações concretas, para que não se gere uma crise na cidade, afetando os cidadãos viçosenses”, declarou ele.

Em seu tempo de Palavra Livre, a Vereadora Jamille Gomes (PT) fez menção à fala do Allain e destacou que os cortes são parte de um projeto de ataques à educação pública e afirmou a importância da Casa Legislativa se posicionar nesse sentido. “O impacto negativo de 7 milhões de reais a menos recai não só na qualidade da educação ofertada pela UFV, mas também nos serviços que são oferecidos na cidade de Viçosa, gerado pela movimentação dos estudantes. Por isso, senhor presidente, precisamos, ainda hoje, enviar essa Moção ao Ministério da Educação e da Economia falando dos impactos desse recurso que já estava destinado na Previsão Orçamentária do Congresso e não foi respeitado.”

Comissão Permanente de Educação, Ciência e Tecnologia

Ainda como encaminhamentos da reunião aberta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, ocorrida na segunda-feira (27), que pautou a discussão sobre o tempo integral na Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), presidente da Comissão, apresentou, e teve aprovada, as Representações nºs 006 e 007/2022. O primeiro documento é direcionado ao Colegiado da ESEDRAT e o segundo à Superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova, ambos pedem providência para que sejam reabertas as turmas do ensino médio regular da escola.

Bartomélio Martins, em sua fala durante a Palavra Livre na reunião, resgatou as discussões do encontro com os estudantes, pais e responsáveis da ESEDRAT e destacou a importância dos vereadores apoiarem essa demanda, assim também a Vereadora Marly Coelho (PSC), secretária da Mesa Diretora e que também estava presente na reunião aberta de segunda, reforçou a urgência da reivindicação dos estudantes. Ambas as representações foram assinadas pelos 15 vereadores.

*texto do estagiário Abraão Filipe Oliveira sob a supervisão de Mônica Bernardi