Saúde e atendimento nos hospitais retorna a pauta de discussão dos Vereadores

por Assessoria de Comunicação publicado 01/06/2022 17h55, última modificação 02/06/2022 14h05

O Vereador Marcos Fialho (Sem Partido), que deu início a Palavra Llivre na reunião Ordinária da terça-feira (31), começou sua fala retomando a questão da saúde em Viçosa, tendo como foco principal os hospitais da cidade. O parlamentar afirmou ser uma lástima como a saúde vem sendo tratada no Município, hospitais com filas, maus tratos aos pacientes e afirmou ter protocolado  no Ministério Público, junto do vereadores Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) e Rogério Fontes (Tistu) (Sem Partido), a Representação nº 004/2022, "para que esse problema seja enfim solucionado e a população encontre um bom atendimento hospitalar". 

De acordo com o documento “diante da identificação de diversas falhas nos atendimentos, como falta de médicos em determinados horários, falta de equipamentos básicos e medicamentos nos hospitais disponíveis à população do município de Viçosa, faz-se extremamente necessária a realização de intervenção hospitalar e a adoção de medidas emergenciais para restabelecimento da assistência hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de garantir o atendimento aos usuários, com apoio de uma equipe multiprofissional, que atue no cuidado e na regulação do acesso, na qualidade da assistência prestada e na segurança dos pacientes”.

O Vereador Sérgio Marota (PL), Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, também abordou o tema, relatando as reclamações que recebeu acerca do Hospital São Sebastião (HSS) e a Oncologia de Viçosa. Segundo o vereador, atualmente os casos de oncologia são encaminhados para o tratamento em Muriaé, porém há a possibilidade desse atendimento ser remanejado para Ponte Nova. Em sua fala, Sérgio afirmou ser um descaso com os pacientes e com a classe médica da cidade, que sequer foi consultada. A Vereadora Vanja Honorina (PSD) e o Presidente da Casa, Edenilson Oliveira (PSD), corroboraram com a fala do parlamentar e Edenilson completou dizendo “o Hospital Cristiano Varella é um centro de referência, e é uma injustiça com os nossos pacientes essa situação de modo que eles percam essa estrutura”.

Os parlamentares Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade), Gilberto Brandão (AVANTE), Jamille Gomes (PT), João Januário (João de Josino) (Cidadania), Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) e Rogério Fontes (Tistu) (PSL) também comentaram sobre a atual conjuntura da saúde, enquanto os demais vereadores concordaram com os colegas. 

 

*texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi