Audiência debate uso abusivo de Álcool e Drogas em Viçosa

por Assessoria de Comunicação publicado 07/07/2022 17h45, última modificação 08/07/2022 13h21

Foi realizada, na tarde da quarta-feira (06) Audiência Pública que discutiu sobre  o uso abusivo de álcool e drogas em Viçosa. O encontro aconteceu no Plenário da Casa Legislativa e foi solicitado pelo Vereador Sérgio Marota (PL) por intermédio do Requerimento nº 034/2022. Os trabalhos foram conduzidos pelo próprio vereador, e ao seu lado na Mesa Diretora estiveram a Secretária Municipal de Assistência Social, Vera Saraiva; o Secretário de Saúde, Rainério Rodrigues e a Presidente do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas), Patrícia de Fátima Pinto. Também estiveram presentes os parlamentares Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), Marcos Fialho (sem partido) e Rogério Fontes (Tistu) (sem partido).

Já a Mesa Central foi ocupada por representantes do CRAS Sul e Norte (Centro de Referência em Assistência Social); do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas); da Secretaria Municipal de Cultura; da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres; do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; do Conselho Tutelar; da Universidade Federal de Viçosa (UFV); da ABRASEL - Viçosa (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e da Assistência Social de Saúde.

Como justificativa o Vereador Sérgio afirmou que enquanto Vice Presidente do COMAD tem acompanhado o acréscimo dos números e como a prática vem se tornado frequente entre os jovens, e que pediu a audiência com o intuito de colaborar com a discussão trazendo encaminhamentos que ajudem a cidade. “No dia 26 de junho foi comemorado o Dia Internacional de Prevenção e Combate às Drogas, e em alusão a data trouxemos esse encontro para que possam ser expressados os anseios, dúvidas e encaminhamentos da população”, afirmou o parlamentar. Iniciando o debate, Patrícia contextualizou a atual situação de Minas Gerais, em que mais de 75% dos adolescentes entre 12 e 14  anos, afirmam já estar consumindo álcool, “esse dado é muito preocupante, uma vez que crianças já estão entrando nessa prática. E  como mostrado nos estudos, o álcool é apenas a porta de entrada para as drogas ilícitas e o uso abusivo pautado aqui”.

Vera Saraiva, Secretária Municipal de Assistência Social, afirmou que para que os resultados apareçam é imprescindível que a população trabalhe como um todo, para que as políticas públicas possam ser efetivas “esses são males da nossa sociedade, que só serão combatidos se trabalharmos juntos’’, corroborando a fala, Bruno Henriques, representante da UFV, completou “há falta de oportunidade, de lazer, práticas esportivas e de outras necessidades que o Município deve oferecer nas políticas públicas. É um problema multifatorial, multifacetada que afeta preto, branco, pobre, rico, e é necessário trabalhar a resolução de problemas de base. Debater a repressão e o combate é importante, mas eu tenho que investir em outras ações que vão me dar possibilidades e caminhos”.

A audiência foi proveitosa, repleta de questionamentos por parre dos presentes. E, como encaminhamentos, ficou decidido que as Secretarias Municipais junto ao Poder Legislativo, e a UFV irão atuar em rede para que possam dar continuidade nos trabalhos por intermédio de reuniões buscando políticas públicas exequíveis no Município, além de promover campanhas de conscientização. A sessão completa, com as demais exposições dos presentes e participação popular no plenário, pode ser conferida na íntegra pelo canal do YouTube da Câmara

*texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi