Vereadores discutem sobre Esporte e Lazer em reunião Ordinária

por Assessoria de Comunicação publicado 06/07/2022 17h25, última modificação 06/07/2022 19h49

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (05), realizada no Plenário da Câmara, questões relacionadas ao Esporte e Lazer em Viçosa foram destacadas e discutidas pelos parlamentares.

O Vereador Robson Souza (Cidadania) apresentou um Abaixo-Assinado que recebeu, com mais de 350 assinaturas dos moradores do Distrito São José do Triunfo, comentando sobre a revitalização da Praça Luiza Rodrigues Lopes. Há aproximadamente um mês, as obras de reforma foram novamente paralisadas devido a um impasse sobre a poda ou não das árvores. Por isso, o documento recebido pelo vereador pede que o Executivo tenha sensibilidade e execute o projeto inicial, fazendo a remoção das árvores ali plantadas. “Durante a semana, eu vou entrar em contato com o Executivo para que a gente possa buscar um entendimento e fazer o que for melhor para população”, afirmou o parlamentar.

Já o Vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido) destacou a Audiência Pública, ocorrida na quinta-feira (30 de junho), no Plenário da Casa, para discutir sobre a situação do esporte no município de Viçosa. Para ele, ficou explícito “o quão precário está o estado do Esporte e do Lazer na cidade”. Como encaminhamento da audiência, o vereador apresentou a Indicação nº 391/2022, que traz vários questionamentos para que o Executivo se responsabilize com ações, tanto na zona urbana, quanto na zona rural, em relação a esse segmento. Ele fez questão de marcar também que não só o futebol, mas um amplo leque de modalidades do esporte em Viçosa foram representados.

“Saímos bastante otimistas e contentes com aquilo que nós escutamos do Executivo em relação ao que eles pretendem fazer daqui em diante. Estamos hoje enviando esse documento com nossas reivindicações, porque esporte é vida, é saúde. Esporte não é gasto, é investimento. Por isso, nesse momento temos que conversar, o Executivo e o Legislativo dando as mãos pelo bem do esporte em nossa cidade”, disse ele.

O Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) também usou o tempo de fala na Palavra Livre para comentar sobre a sessão da quinta-feira (30). Ele foi o autor do Requerimento nº 025/2022 que solicitou a Audiência Pública. O Vereador Marcão fez menção a muitas das discussões feitas na audiência e cobrou o chefe do Executivo Municipal para que se destine mais investimentos e recursos orçamentários. “Viçosa já passou da hora de olhar essa questão. Em uma pauta tão importante para o nosso Município, nessas mesas estiveram aqui presentes pessoas muito qualificadas, dispostas a ajudar nossa cidade. A Casa estava lotada e quase todos fizeram uso da fala e a maioria só trouxe reclamações”, reforçou.

Além disso, pontuou a urgência em relacionar as demandas por Esporte e Lazer às discussões que têm sido feitas para a revisão do Plano Diretor, “nós precisamos demarcar nossas áreas de lazer no Plano. Eu vejo com grande preocupação principalmente as periferias, nenhuma tem área de lazer. Falta planejamento, mas precisamos evoluir”, declarou o parlamentar, que apresentou ainda as Indicações nºs 388 e 389/2022, solicitando o retorno da Secretaria de Esporte e o encaminhamento de um diagnóstico sobre os locais esportivos de Viçosa (atuais e futuros).

Por fim, o Vereador Marcos Fialho (sem partido) celebrou a conquista de Gustavo Valente, jovem da comunidade do Tico-Tico, em Viçosa, que ganhou, no último final de semana, o título pelo time do Atlético-MG, em vitória sobre o Cruzeiro. “Queria aqui parabenizar toda a família desse jovem viçosense, um menino da zona rural daqui de Viçosa e que está hoje jogando no futebol profissional no clube Atlético Mineiro. Quero deixar meus parabéns ao Gustavo. É sempre bom ver jovens se destacando e, principalmente sendo viçosense, desejamos a ele muito sucesso e que ele possa conquistar muitos outros títulos”, desejou o parlamentar.

*texto do estagiário Abraão Filipe Oliveira sob a supervisão de Mônica Bernardi