Vereadores cobram medidas antes do início do período de Chuvas

por Assessoria de Comunicação publicado 13/07/2022 12h35, última modificação 13/07/2022 13h38

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (12), um assunto recorrente nas falas dos vereadores foi o período chuvoso que se aproxima. Segundo eles, há diversas irregularidades no Município, que podem se agravar com a mudança climática, que vão desde obras emergenciais até as estradas rurais. 

Iniciando a pauta, o Vereador Daniel Cabral (PCdoB), abordou a angústia que se encontram os produtores rurais. Segundo o parlamentar, ao visitar a feira, que ocorre para que os agricultores possam escoar sua produção e garantir seu sustento, se deparou com diversas reclamações e preocupações acerca do período chuvoso e a situação das estradas rurais. “Nós estamos a dois meses do período chuvoso e as estradas não estão na situação ideal. Ou seja, os produtores estão inseguros por poderem perder o direito de ir e vir, uma vez que não irão conseguir sair de casa”, afirmou o vereador. Em sua fala, Daniel ainda relembrou o último período chuvoso, em que essa situação aconteceu nas comunidades rurais, devido à ausência de planejamento por parte do Executivo. 

Rogério Fontes (Tistu) (sem partido), completou mostrando a atual situação da estrada que liga as comunidades de Duas Barras ao Alto do Leite, que irá se agravar com as chuvas. Em sua fala, o vereador afirmou que ao reivindicar melhorias da estrada no início do ano, a desculpa eram as chuvas incessantes. Mas, salientou que agora as chuvas pararam e nada dos reparos ainda. 

Logo após, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) falou sobre a atual situação da obra da Praça Mário Del Giudice, que havia cedido uma parte da rua. “Os moradores não aguentam mais fazer essas reclamações, mesmo com as obras a situação permanece igual. Aquilo que foi feito ali é a famosa gambiarra, e quando chover vai cair tudo novamente. Por isso, tem que começar os reparos já, antes que a chuva retorne e os problemas voltem junto”, disse Marco. 

Finalizando a discussão, a Vereadora Vanja Honorina (PSD), expôs sua preocupação com o tema. Durante a Palavra Livre, Vanja retomou todas as vezes que falou sobre os pontos de atenção na cidade e apresentou outros dois locais que carecem de atenção. O primeiro deles se trata de um bueiro, localizado na Rua Doutor Milton Bandeira, que está sem a tampa. Segundo a parlamentar, essa situação é preocupante por se tratar de um buraco fundo que além de poder causar quedas, se tornou um depósito de pequenos lixos, e logo estará entupido. 

Já o segundo, se trata do Centro Educacional Santa Rita de Cássia, localizado na Rua Marly de Azevedo que está à espera de reparos desde novembro de 2021, devido aos problemas de infiltração. “Ano passado, em novembro, o Executivo garantiu que após a cessação das chuvas as melhorias seriam feitas. Já se passaram 8 meses, e até hoje a creche não pode voltar ao funcionamento normal e admitir os novos alunos de 2022”, afirmou a Vereadora Vanja. 

 

*texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi