Bilhete Único do Transporte Coletivo é tema da Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 10/08/2022 11h25, última modificação 10/08/2022 13h36

Esteve como participante durante a reunião Ordinária da terça-feira (09), no uso da Tribuna Livre, o Gerente Geral da Viação União, empresa responsável pelo transporte coletivo de Viçosa, Sérgio Luis Cordeiro, para tornar pública a aplicação do bilhete único no Município. 

Segundo Sérgio, o benefício já está sendo ofertado desde dia 8 de agosto e é válido para integrar duas linhas, ou seja, os usuários que precisarem utilizar dois ônibus para chegar ao destino final vão pagar apenas uma passagem. Desse modo, as pessoas embarcarão no ônibus e ao passarem o cartão no leitor, automaticamente, será validada a passagem para a próxima viagem, que deverá ser feita em até 40 minutos.

O sistema só é válido para quem utiliza o cartão magnético, que pode ser adquirido no guichê da empresa, na Rodoviária, ou em sua sede, localizada na Rua José Lustosa, 500, em Silvestre. E é importante lembrar que os estudantes que recebem o benefício do vale-transporte escolar não poderão utilizar o sistema de bilhete único, uma vez que eles já têm itinerários definidos.

Em sua fala, Sérgio reforçou que é importante consultar a tabela da viação, para saber quais linhas se integram e recebem o benefício, “essa atitude se faz muito importante principalmente para os moradores da zona rural, que passarão a ter uma economia significativa nas passagens”. 

tabela união.jpg

A chegada do bilhete único repercutiu na fala dos parlamentares. A Vereadora Jamille Gomes (PT), primeira a usar a Palavra Livre após a Tribuna, comentou sobre a demora da implementação da Tarifa Única e reforçou dizendo “esse é um direito que já deveria ter sido garantido aos moradores. Compartilho da alegria da implementação, mas há algum tempo que temos discutido essa situação, porém antes tarde do que nunca”. 

O Presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana, Cristiano Gonçalves (Motolink) (Solidariedade) reforçou a fala da colega “é inadmissível o trabalhador que depende do seu salário para manter a sua família, gastar 4 passagens, duas passagens para ir e duas passagens para voltar, durante o dia. É um custo muito alto para o cidadão que está enfrentando várias dificuldades nesse momento tão difícil”. O parlamentar ainda disse que foi uma luta muito grande da Casa Legislativa, por parte dos vereadores, para garantir essa conquista. E afirmou também que as reivindicações para o transporte coletivo continuarão, até que o trabalho seja satisfatório. 

Outras dúvidas ou mais informações podem ser conseguidas pelos telefones: 0800-887-0487 ou (31) 3891-2080, e ainda pelo site: viacaouniao.com.br, onde se encontra o regulamento e a tabela de integração.

*Texto da estagiária Thais Cal sob supervisão de Mônica Bernardi