Estradas Rurais voltam à Pauta em reunião Ordinária

por Assessoria de Comunicação publicado 17/08/2022 10h50, última modificação 17/08/2022 15h06

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (16), o cidadão Sigmar Estevão ocupou a Tribuna Livre para fazer algumas reclamações e reivindicações sobre as estradas rurais, em especial da Comunidade Buieié, que passou por um deslizamento de terra recentemente. Em sua fala, Sigmar afirmou que já procurou o Prefeito Municipal e alguns Secretários, para que houvesse alguma resolução, mas que até o momento não obteve respostas. “Venho aqui hoje fazer um apelo, não tem como passar carros, ainda há risco de deslizamento iminente. Nós temos que dar uma volta de 7km por causa desse desabamento, lá nós temos moradores cadeirantes, e pedimos humildemente que vocês olhem para nossa comunidade”. 

Logo após, a Vereadora Jamille Gomes (PT), no uso da Palavra Livre, comentou sobre a apatia da Secretaria de Agricultura  e reforçou dizendo que toda reunião da Casa Legislativa há reivindicações sobre as estradas rurais. “Nós temos sim que fazer pedidos e questionar o Executivo sobre a eficiência do Secretário que ocupa a pasta atualmente”, afirmou a parlamentar. 

O Vereador Marcos Fialho (sem partido), Presidente da Comissão de Agronegócio e Meio Ambiente, também abordou o assunto e reforçou que fez uma visita ao local (FOTO) mencionado por Sigmar. Além  de solicitar ao Secretário por intermédio da Indicação nº 484/2022, a urgência da reconstrução da estrada, pediu junto um documento que comprove e avalie tecnicamente o que causou o deslizamento. 

Ainda em sua fala, Marcos tornou público o trecho de 140m, que apresenta problemas, e endossou que como houve movimentação de terra, agora com o período chuvoso se aproximando, é possível que a situação se agrave e cause mais danos para a comunidade.

Por fim, o Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), parabenizou Sigmar pela fala e disse que infelizmente a lei não permite aos vereadores executar, mas sim cobrar do Executivo. “Nós esperamos que o Prefeito junto ao Secretário, tenham consciência e possam resolver o problema. Nós já passamos por períodos chuvosos extremamente caóticos, e precisamos intervir antes que esse momento chegue”, afirmou o presidente.

Além disso, os parlamentares protocolaram algumas indicações para as estradas rurais, sendo elas: nº 468/2022 do Vereador Gilberto Brandão (AVANTE), que pede patrolamento e cascalhamento das estradas de Juquinha de Paula, Córrego São Francisco e Retiro, Mainarte e Machado; nº 482 e 483/2022, que solicitam cascalhamento com urgência nas Comunidades de Santa Teresa, Arrudas, Bragança, Cascalho, Chácara, Córrego Fundo, Córrego São João, Diveras, Espinhão, Estação Velha, Estiva, Itaguaçu, Juquinha de Paula, Leite, Macena, Palmital, Paraíso, Pau de Cedro, Pedreira, Portugueses, Retiro, Romão dos Reis, Santiago, Silêncio, Tico-Tico, Violeira, Zigue-Zague e Zubá. 

*Texto da estagiária Thais Cal, sob supervisão de Mônica Bernardi