Inclusão de Pessoas com Deficiência ganha destaque na Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 24/08/2022 16h10, última modificação 24/08/2022 16h52

Na reunião Ordinária da terça-feira (23), a Secretária da Mesa, Vereadora Marly Coelho (PSC), iniciou a leitura das correspondências recebidas com a carta de Koã de Carvalho, ativista da causa de Pessoas com Deficiência (PcD). Além de prestar seu agradecimento aos vereadores da Casa Legislativa por todo auxílio dado à sua filha Manuela, que veio a falecer, Koã também solicitou ‘’como mãe de um anjo que passou por nós para ensinar tantas coisas em sua missão, venho pedir-lhes que sigam em trabalho na luta por garantias dos direitos das Pessoas com Deficiência, em especial às crianças, objetivando assegurá-las: inclusão, acessibilidade, saúde, educação e segurança.’’ No uso da Tribuna Livre, espaço reservado a participação popular, Eunice Faustina Ventura, falou em nome das pessoas com deficiência.

Enfatizando o tema, Eunice, representante do casal Autodefensor das APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), expôs as principais dificuldades vivenciadas diariamente pelas Pessoas com Deficiência. Em sua fala, a representante ressaltou a importância da inclusão social e acessibilidade para garantir a autonomia dessas pessoas, facilitando a realização de tarefas simples como utilizar o transporte coletivo e ir ao banco, como exemplificou.

Após o discurso, o Presidente da Câmara, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), declarou seu orgulho à APAE, parabenizando a instituição pelo seu trabalho digno e pelo preparo dos alunos. Além disso, o presidente solicitou que Eunice fosse presenteada com uma caneca, lembrança fornecida pela Casa Legislativa quando um participante representa com êxito a população na Tribuna.

Prestando seu apoio, o Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Vereador Robson Souza (CIDADANIA), declarou ‘’pode contar com meu mandato, sou presidente da Comissão de Direitos Humanos, vou fazer o possível e o impossível para a gente poder buscar a acessibilidade necessária para as pessoas que precisam.’’

Reforçando também a importância de serem apresentadas as demandas das pessoas com deficiência, o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), usou a Palavra Livre para destacar um planejamento fundamental, o Plano de Mobilidade Urbana, criado e pensado com cautela a fim de tornar a cidade mais inclusiva e acessível para todos.

Ainda na Tribuna Livre, a Vereadora Jamille Gomes (PT) se solidarizou com a luta da mãe da Manu, Koã, e acrescentou ‘’importante ressaltar o quanto essa Casa deu o apoio possível e necessário para a luta da Koã e da Manu’’. A partir disso, a parlamentar pontuou a necessidade de dar atenção a essas questões, convocando a Comissão de Direitos Humanos a ser mais ativa e promover reuniões a fim de buscar soluções para as dificuldades que as Pessoas com Deficiência enfrentam.

O Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) também prestou uma homenagem à pequena Manu, participando da reunião com uma camisa personalizada, contendo a foto e o nome da criança. Ao final do discurso, o vereador deixou seu apoio à colega Jamille e enfatizou a importância de existir uma mobilização por parte da Comissão de Direitos Humanos em prol dessa causa.

*Texto produzido por Ana Clara Marques, sob a supervisão de Mônica Bernardi