Limpeza de Córregos e Obras ganham destaque na reunião Ordinária

por Assessoria de Comunicação publicado 17/08/2022 16h20, última modificação 17/08/2022 16h40

Na reunião Ordinária da terça-feira (16), foram colocados em pauta o pedido de limpeza dos córregos e a realização de obras no Município – temas presentes na fala dos vereadores e também nas indicações. A insegurança com relação aos efeitos das chuvas foi um ponto recorrente, ao longo da reunião Ordinária, pelos parlamentares da Casa Legislativa.

Durante o uso da Palavra Livre, o Vereador João Januário (João de Josino) (Cidadania), Líder do Prefeito na Câmara, apresentou as obras de limpeza do Córrego da Conceição (na Rua Prefeito Moacir Andrade, Bairro de Fátima), que estão sendo realizadas pela Prefeitura. Pelas imagens, foi possível ver a situação antes e durante a limpeza, feita pelas máquinas.

O Vereador Rafael Magalhães (Filho do Zeca do Bar) (PSDB), Vice-Presidente da Câmara, também citou sobre o Córrego e destacou que, com a previsão de chuvas, há uma área que está com perigo de cair. “Espero que o Prefeito encaminhe para o órgão responsável para a construção também desse muro, porque ali tem casas próximo e, com a chuva, pode ser que acabe de cair”, afirmou o parlamentar. A solicitação foi tema da Indicação nº 460/2022, de sua autoria, aprovada na reunião.

O Vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido) disse que essa demanda do Córrego vem de muito tempo e que “agora está se concluindo, tirando os moradores do risco iminente da chuva”. Ele agradeceu a Defesa Civil, pois, de acordo com ele, “está prestando um excelente trabalho” ao executar as obras.

Os córregos que perpassam os distritos de São José do Triunfo (Fundão) e Cachoeira de Santa Cruz (Cachoeirinha) também foram pautados pelo Vereador Robson Souza (Cidadania), que demonstrou preocupação com o período de chuva, tendo em vista que, em 2019, os prejuízos foram muito grandes. “Ficam aqui essas solicitações de prevenção para que sejam feitas o mais rápido possível e antes do período chuvoso”, disse ele.

O parlamentar também afirmou estar recebendo vários questionamentos sobre a ponte que liga o distrito de Fundão à BR 120. “Eu estive no local há uns meses, foi sinalizado o que podia ser feito no momento, mas aquela 'pinguela' está com o risco de cair. A população utiliza ela para ir ao trabalho, fazer caminhadas. Então, fica o meu pedido à Secretaria de Obras que dê a manutenção no local”, apontou.

Todos esses pedidos estão presentes nas Indicações nºs 479, 480 e 481/2022, apresentadas por Robson Souza, na sessão da terça-feira.

Já o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) comentou sobre o início da reforma na Escola do Paraíso. Segundo ele, a obra começou essa semana e tem previsão de conclusão em seis meses. Na Tribuna, o parlamentar fez agradecimentos e disse estar muito feliz "depois de um ano e meio, essa reforma começou, pois a Escola do Paraíso realmente necessitava. Agora vai ser feita a reforma da escola toda, inclusive da parte interna e externa. Então, a gente espera que daqui 6 meses essa obra esteja terminada”.

Por fim, a Vereadora Vanja Honorina (PSD), ao utilizar a Palavra Livre, apresentou inúmeros pontos que necessitam de reparo, por parte do Executivo Municipal. Ela relembrou acidentes recorrentes que estão ocorrendo nas vias municipais, trazendo riscos para a população viçosense – tanto para os pedestres, quanto para os motoristas. Vanja reuniu suas reivindicações nas Indicações nºs 471, 472, 473, 475, 476 e 477/2022.

Vale dizer que a execução da obra na Comunidade dos Marques, uma demanda do parlamentar Marcos Fialho (sem partido), foi citada pelos vereadores Marcão Paraíso e João de Josino. João aproveitou a oportunidade para mencionar a manutenção do asfalto em Novo Silvestre, resultado de uma indicação da Vereadora Jamille Gomes (PT).

No Grande Expediente, além das Indicações citadas, foram votadas e aprovadas outras proposições também referentes a obras em Viçosa. O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) trouxe a Indicação nº 461/2022, que solicita a manutenção do calçamento da Rua da Mantiqueira, no Bairro João Braz, um encaminhamento da discussão com os moradores na Audiência Pública de revisão do Plano Diretor. As Indicações nºs 462, 463, 464, 466 e 470/2022, de autoria de Rogério Fontes, solicitam obras em colégio no Bairro Carlos Dias e em ruas dos bairros Santa Clara, Barrinha (Distrito Industrial) e Vale do Sol, além de manutenção da linha férrea, no Centro.

*texto do estagiário Abraão Filipe Oliveira sob a supervisão de Mônica Bernardi