Sessão Solene marca a instalação da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 31/08/2022 11h55, última modificação 31/08/2022 13h36

Na segunda-feira (29), aconteceu no Salão do Júri do Fórum da Comarca de Viçosa, a Sessão Solene que tornou pública a Instalação da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara. O encontro contou com diversas autoridades e especialistas no assunto, e compondo a Mesa Diretora dos Trabalhos estiveram o Presidente da Casa Legislativa, junto da recém nomeada Procuradora Especial da Mulher, Vereadora Jamille Gomes (PT), e das Procuradoras Adjuntas, as vereadoras Marly Coelho (PSC) e Vanja Honorina (PSD). 

Ao lado estiveram o Prefeito Municipal de Viçosa, Raimundo Nonato (PSD); representando a Diretora do Fórum da Comarca de Viçosa, a Juíza Giovana Abreu; o Reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius David da Silva, junto da Vice-Reitora Rejane Nascentes, além do Delegado Regional da Polícia Civil de Viçosa, José Donizetti Teixeira e as palestrantes Lúcia Bessa, Advogada especializada no Direito das Mulheres e a Professora do Curso de Direito da UFV, Luciene Colli.

Em destaque, estiveram a Defensora Pública da Comarca de Viçosa, Ana Flávia Diniz; a Secretária Municipal de Educação, Marli Franco; a Presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Maria de Fátima Lopes; a Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Gabriele Walkin; a Coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher do Senado, Isis Marra; representando o Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero (NIEG), Débora Madeira; a Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Viçosa, Dídima Bastos; a Presidente da Comissão da Mulher Advogada, subseção Viçosa, Eliana Lelis e a Presidente do Conselho Tutelar de Viçosa, Márcia Ferreira. 

O Presidente Edenilson, iniciou os trabalhos dizendo que 'realizou um sonho', uma vez que desde o início do seu mandato almejava a instalação da Procuradoria. “Desde 2013, 9 anos atrás, iniciamos o processo da instalação da Procuradoria Especial, um órgão tão importante para a luta das mulheres. Fico feliz em poder cumprir com a instalação no meu mandato, junto de vereadoras tão comprometidas com a causa, que sei que farão um ótimo trabalho como procuradoras”, afirmou o parlamentar. 

Enquanto a Procuradora Especial, Jamille Gomes, afirmou que este é um marco para o Legislativo Municipal, “nós escolhemos essa data, em comemoração ao 'Agosto Lilás', que é aniversário da Lei Maria da Penha, um mecanismo mais que importante na luta contra a violência contra as mulheres”. Já a Vereadora Marly, Procuradora Adjunta reforçou a importância da Procuradoria, principalmente em ajudar as mulheres viçosenses a identificar o que é a violência contra a mulher e como ela se manifesta. Corroborando com as falas, a Vereadora Vanja, também Procuradora Adjunta, disse sobre a rede protetiva que está sendo construída em Viçosa, “não é trabalho apenas de responsabilidade legislativa, mas também de empatia com muitas mulheres que sofrem e não sabem como reagir”. 


Plenário


Logo após, Lúcia Bessa, discorreu sobre a 'Lei Maria da Penha e a Garantia de Avanços na Luta Contra a Violência' para os presentes. Em sua fala, a palestrante, especialista nos direitos da mulher, afirmou que a Lei é um mecanismo que veio dar 'asas para mulheres', para que 'voem longe das amarras da violência e do feminicídio'. Enquanto Luciene Colli, falou sobre a 'Polícia e o Judiciário na Proteção Legal das Mulheres Vítimas de Violência'. 

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (30) os demais parlamentares parabenizaram as colegas vereadoras pelo evento, e reforçaram que este é apenas o primeiro passo para contribuir na luta feminina de Viçosa e da região. A sessão completa você confere no nosso canal no YouTube. 

*texto da estagiária Thais Cal sob supervisão de Mônica Bernardi