Vereadores se reúnem com a ANEEL para discutir sobre os problemas de energia no Município

por Assessoria de Comunicação publicado 12/08/2022 12h05, última modificação 12/08/2022 13h01

Na quarta-feira, dia 10 de agosto, ocorreu de maneira remota uma reunião com as superintendências da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), para debater sobre os problemas no fornecimento de energia elétrica para o município de Viçosa.

Estiveram presentes no encontro o Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), e os vereadores Robson Souza (Cidadania) e Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), além de Wagner Rosado Pinheiro, Assessor de Relações Institucionais da Câmara. Representando a ANEEL, os membros da  Assessoria Institucional da Diretoria Marianna Amaral da Cunha, Gustavo Esteves Murad, juntos de Jaqueline Godoy, Superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade, e também o Superintendente e o Superintendente Adjunto de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública André Ruelli e Marcos Bragatto.

Os principais pontos  discutidos foram a qualidade do fornecimento de energia elétrica e as quedas de energia, principalmente nas zonas periféricas e zona rural. Além das falhas de comunicação da Companhia Energética de Minas Gerais  (CEMIG).

O Presidente Edenilson, relembrou o fato de recentemente a comunidade de São José do Triunfo ter passado um período de 20 horas sem fornecimento de energia, caso protocolado na Moção nº 018/2022,  em que um poste caiu por acidente e o técnico desligou a energia da comunidade e foi embora. Edenilson relatou ainda que tentou diversas vezes contato com a CEMIG naquele momento e nenhum retorno foi dado, “uma falta de respeito com o consumidor e com a dignidade das pessoas, houveram diversos prejuízos e precisamos de um posicionamento sobre o ocorrido'', relatou.

O Vereador Robson, corroborou com a fala e disse das diversas reuniões com a CEMIG em que participou, e relatou os problemas da comunidade de São José do Triunfo e adjacências. Enquanto o Vereador Marcão falou do problema das constantes quedas de eletricidade na região do Paraíso e que as promessas que a CEMIG fez em outras reuniões não têm sido cumpridas.

O representante da ANEEL, Marcos Bragatto disse que compreende a revolta e que de fato esses problemas precisam ser sanados junto a concessionária de energia, porém explicou que a ANEEL não consegue fazer essas verificações pontualmente, pois ela trabalha com índices gerais e a partir desses que são tomadas as ações, e relatou a importância desse contato para a agência, uma vez que é uma possibilidade de acertar pontos que não são possíveis de se verificar apenas pelos números gerados pelas informações gerais de acompanhamento. No fim, a agência se colocou à disposição para colaborar para que haja entendimento e solução dos conflitos entre concessionária e clientes.

*Texto da estagiária Thais Cal sob supervisão de Mônica Bernardi