IBGE é pauta na Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 08/09/2022 10h25, última modificação 09/09/2022 15h06

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (06), no uso da Tribuna Livre, espaço reservado à participação popular, Emílio Saliveres, recenseador do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), principal provedor de informações geográficas e estatísticas do Brasil, tornou pública a negligência da população e do próprio Instituto em relação ao trabalho dos seus recenseadores.

Emílio iniciou ressaltando a importância do CENSO, pesquisa realizada a cada 10 anos com o objetivo de conhecer as condições de vida da população, para a definição de políticas públicas e para calcular a verba que cada Município receberá de acordo com a quantidade de moradores.

Segundo o recenseador, um setor só pode ser encerrado tendo, no máximo, um limite de 5% de pessoas que não responderam. Porém, apesar de serem obrigadas por lei a prestar informações ao IBGE, muitas pessoas têm se recusado a responder o questionário, o que afeta diretamente o salário desses trabalhadores que, apesar do trabalho realizado, dependem da conclusão de um setor para receberem seu pagamento.

Além disso, Emílio fez alguns apelos a fim de melhorar as condições de trabalho dos recenseadores, que estão ‘’pagando para trabalhar’’, como relatou. Entre eles, a negociação junto ao Executivo Municipal e à empresa responsável pelo transporte público local, proporcionando Passe Livre para a realização dessas atividades, uma vez que o IBGE não fornece vale-transporte.

O Presidente da Câmara, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), evidenciou a necessidade de união e apoio de todos em prol desta causa, com o objetivo de melhorar a divulgação e promover uma campanha que conscientize e informe à população da importância do trabalho dos recenseadores do IBGE para o Município, melhorando, assim, a recepção dos moradores e facilitando a coleta de dados.

No uso da Palavra Livre, o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) iniciou informando que, por intermédio da indicação assinada pela maioria dos parlamentares, as reivindicações foram atendidas e a Prefeitura de Viçosa fará uma doação de vale-transporte no valor de 40.000 reais, que irá iniciar no dia 16 deste mês. O vereador também solicitou que todos os moradores de Viçosa recebam os recenseadores em suas casas para que seja realizada a contagem da população local, visto que o Fundo Municipal de Participação dos Municípios aumenta de acordo com esses números.

O Vereador Daniel Cabral (PC do B) e a Vereadora Jamille Gomes (PT) também se solidarizaram com a causa e declararam sua indignação com o descaso do atual governo em relação à importância da coleta de dados para a elaboração de políticas públicas que atendam a população de forma geral. Jamille ainda sugeriu que a Casa Legislativa enviasse uma Moção de Repúdio ou um pedido de informação em relação ao não cumprimento do que estava previsto no edital dos recenseadores do IBGE, como relatou Emílio durante seu discurso.

*Texto da estagiária Ana Clara Marques sob supervisão de Mônica Bernardi