Eleições ganham destaque entre os Vereadores na reunião Ordinária

por Assessoria de Comunicação publicado 05/10/2022 15h45, última modificação 05/10/2022 15h54

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (04), os parlamentares fizeram uso da Palavra Livre para destacar algumas questões sobre as eleições, que ocorreram no domingo (02) e acontecerão novamente no dia 30, em razão do segundo turno presidencial.

A apuração dos votos iniciou após às 17h e alguns estados do País onde os candidatos não conseguiram obter maioria absoluta, estabeleceram segundo turno para a definição de governador. Em Minas Gerais, o atual Governador Romeu Zema (Novo) foi reeleito com 56,18% dos votos, isentando a necessidade de uma segunda votação para o cargo e o candidato Cleiton de Azevedo (Cleitinho) (PSC) foi eleito senador, com 41,56% dos votos válidos. Já a eleição presidencial, será definida oficialmente no segundo turno (30 de outubro) entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) (PT) e Jair Messias Bolsonaro (Bolsonaro) (PL).  Ao fim da apuração em Viçosa, Lula, do PT, teve 64,44% dos votos (29.535 votos), enquanto Bolsonaro foi a escolha de 27,49% (12.600 votos) dos eleitores do Município.

O Vereador Daniel Cabral (PC do B), que foi candidato a Deputado Estadual, usou seu tempo de fala na reunião para demonstrar sua gratidão a todos os viçosenses e mineiros, informando que esse processo eleitoral foi de grande aprendizado, podendo dialogar ainda mais com a população. Além disso, ele afirmou que continuará lutando e ‘’defendendo uma política diferente para Minas Gerais e para a cidade de Viçosa‘’. Após a apuração, Daniel totalizou 8.100 votos válidos, sendo 2.678 no Município.

No uso da Palavra Livre, o Vereador Marcos Fialho (sem partido) salientou o trabalho da Justiça e do Cartório Eleitoral de Viçosa, afirmando que todo o processo eleitoral da cidade foi muito bem organizado, contendo 180 urnas eletrônicas, divididas em 35 locais de votação, prevista para 60 mil eleitores da cidade, segundo o parlamentar. Ao final de sua fala, Marcos parabenizou o Juiz Rodrigo Eustáquio Ferreira, os mesários e a todos que trabalharam para que as eleições ocorressem da melhor forma, enfatizando que ‘’ os problemas que surgiram foram rapidamente resolvidos’’. Corroborando com a fala, o Vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido) ressaltou a importância de ‘’valorizar o trabalho dessas pessoas na eleição, pois é um dia árduo’’.

Ainda dentro do tema, o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) apresentou, e teve aprovada, a Indicação nº 597/2022, que solicita a viabilização do Passe Livre para toda a população viçosense no domingo (30 de outubro) e que os horários disponibilizados sejam os mesmos ofertados nos dias úteis. Em sua fala, o parlamentar agradeceu aos demais colegas vereadores que vêm assinando junto com ele e informou a importância desse pedido para evitar a taxa de abstenção, destacando que ‘’a Vereadora Jamille (PT) já havia solicitado para o primeiro turno, mas não foi feita essa liberação’’.

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi