Mesa Diretora do segundo biênio é eleita

por Assessoria de Comunicação publicado 07/12/2022 09h30, última modificação 07/12/2022 10h42

No final da tarde da terça-feira (06), foi realizada a 28º reunião Extraordinária para iniciar o processo de eleição da Mesa Diretora, responsável por dirigir os trabalhos no segundo biênio (2023 - 2024). De acordo com o Regimento Interno, a votação ocorre na seguinte ordem: Presidência, Vice-Presidência, Primeiro Secretário e Segundo Secretário. Vale destacar que a atual Mesa Diretora é formada pelo Presidente Edenilson Oliveira (PSD), o Vice-Presidente Rafael Cassimiro (Filho do Zeca do Bar) (PSDB), a Secretária Marly Coelho (PSC) e a Segunda Secretária Jamille Gomes (PT).

Para o cargo de Presidente da Câmara Municipal, os vereadores Rafael Cassimiro e Sérgio Marota (PL) realizaram a inscrição, nesta ordem, a fim de concorrer à presidência. Com 8 votos favoráveis, o Vereador Rafael foi eleito para o cargo de Presidente, enquanto Sérgio contabilizou 7 votos. 

Anteriormente à votação, Rafael ocupou o espaço de Tribuna para defender sua candidatura. Em sua fala, o parlamentar ressaltou a importância do Poder Legislativo e destacou seu crescimento pessoal e profissional através da experiência adquirida sendo Vice-presidente ao lado do Presidente Edenilson Oliveira, no biênio 2021-2022, se comprometendo a dar continuidade nas ações positivas e transparência da gestão atual. Entretanto, Rafael reforçou que mudanças também se fazem necessárias e afirmou aos colegas que ‘’estaremos unidos em um único propósito: que Viçosa prospere e seja o nosso interesse comum, proporcionando o nosso e o bem-estar de todos os cidadãos viçosenses’’. 

Em seguida, Sérgio também se pronunciou através na Tribuna, ‘’estou aqui colocando a minha candidatura, usando sempre a minha verdade e fidelidade’’, destacando sua admiração, em grande parte, pela administração do Presidente Edenilson e pelos parlamentares que prezam pela lealdade, independente das divergências ideológicas e políticas. O candidato ainda prestou sua indignação quanto ao apoio à sua candidatura, enfatizando que ‘’tínhamos um grupo coeso de 8 pessoas que me dariam a candidatura e hora nenhuma prometi algo, apenas a união, mas esse grupo desfaleceu’’. 

Já para a Vice-presidência, quatro parlamentares se inscreveram, sendo eles: Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Vereador Daniel Cabral (PCdoB), Vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido) e Vereador Gilberto Brandão (Avante). Na primeira votação, Bartô recebeu 2 votos, Daniel 7, Rogério 6 e Gilberto não obteve votos. Dessa forma, os vereadores Daniel Cabral e Rogério Fontes foram para o segundo turno, no qual dois parlamentares votaram nulo e Daniel recebeu, novamente, 7 votos contra 6 de Rogério, sendo assim, eleito, de forma majoritária, a Vice-Presidente da Mesa Diretora. 

Posteriormente, iniciou a inscrição para Secretário da Mesa, no qual apenas o Vereador Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade) se candidatou ao cargo e veio a ser eleito com 12 votos favoráveis. Os vereadores Bartomélio Martins, Jamille Gomes e Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) votaram nulo. Finalizando as eleições, o último cargo a ser votado é o de 2º Secretário, no qual a Vereadora Marly Coelho, atual Secretária da Mesa, foi a única a se candidatar para o cargo, obtendo 11 votos. Os parlamentares Gilberto Brandão, Marco Cardoso, Marcos Fialho (sem partido) e Sérgio Marota anularam seus votos. 

Após a finalização da eleição, aconteceu a reunião Ordinária, onde os parlamentares comentaram sobre os resultados e os eleitos usaram seu tempo regimental para demonstrar a satisfação e agradecer aos colegas pelos votos concedidos.

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi