Parque do Cristo volta à pauta em reunião Ordinária

por Assessoria de Comunicação publicado 08/12/2022 11h55, última modificação 08/12/2022 19h11

Na reunião Ordinária da terça-feira (06), o Vereador Daniel Cabral (PCdoB) usou seu tempo regimental para retomar a revitalização do Parque Municipal do Cristo Redentor em Viçosa, tema que já que vem sendo discutido pelos parlamentares desde o início desta gestão. ''Foi feita uma parceria em que o Instituto Socioambiental de Viçosa (ISAVIÇOSA) toma conta e gerencia o local, e não só isso, ele também tem a obrigação de fazer todo o processo de revitalização do Parque’’, destacou o parlamentar, que é membro do Conselho Gestor do Parque (COMAD), em sua fala.

Daniel ainda citou a Representação nº 018/2022, de autoria do colega, o Vereador Marcos Fialho (sem partido), enviada ao Ministério Público (MP) de Viçosa, solicitando providências sobre a aplicação dos recursos do Parque. No documento, Marcos justifica o pedido salientando que no dia 27 de setembro de 2022 a Câmara de Viçosa encaminhou ao representante legal do “Instituto Socioambiental de Viçosa – ISA Viçosa”, Felipe Salgado de Senna, um ofício onde pediu informações relativas aos valores aplicados na recuperação do Parque do Cristo. Porém, como os documentos ainda não foram recebidos, o objetivo da Representação é acompanhar a aplicação dos recursos públicos empregados e solicitar apoio no envio da documentação.

Para informar sobre os orçamentos, o Vereador Daniel esclareceu que os recursos são fornecidos pelo COMAD, mas que estão se esgotando, salientando que ‘’é importante dizer que o Parque é, e pode se tornar, um dos maiores patrimônios de nossa cidade, sendo um componente fundamental para proporcionarmos uma área de lazer aos moradores e também um local turístico em Viçosa’’, disse o parlamentar. Ademais, Daniel também deixou um alerta à população ‘’através das análises feitas dentro do Conselho, o Cristo corre risco de desabar em algumas partes, então nós precisamos urgente fazer uma força tarefa e já acionamos a defesa civil para interditar. Vamos precisar, mais do que nunca, do Executivo pois uma reforma como essa demanda uma equipe especializada’’, solicitando ao Executivo que incorpore como prioridade a revitalização do Parque do Cristo.

Ainda no uso da Palavra Livre, o Vereador Daniel convidou a todos os colegas parlamentares a participarem do processo de reflorestamento do local, plantando, em conjunto, uma das primeiras árvores do Parque e enfatizou que o projeto não será finalizado na gestão do Prefeito Raimundo Nonato (PSD) pois é uma demanda a longo prazo, mas que o chefe do Executivo tem ‘’a chance de dar um grande passo nesse processo’’.

Corroborando com a fala, a Vereadora Vanja Honorina (PSD), que também é membro do Conselho Gestor, e que em fevereiro de 2021, por intermédio da Indicação nº 013/2021, solicitou ao Executivo que intercedesse junto ao órgão competente para dar segmento ao Plano de Manejo do Parque do Cristo, completou ‘’é um local para lazer e também um ponto turístico que trará muitos benefícios para a cidade’’, fazendo referência ao Cristo do município de Muriaé, que possui barzinhos e espaços para apresentações musicais de artistas locais. Por fim, a vereadora também solicitou ao chefe do Executivo que se atente aos riscos de desabamento ‘’antes que coisas piores aconteçam’’, destacou.

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi